Filipa Vacondeus † (1933-2015) |
Filipa Vacondeus podia ser vista no canal 24 Kitchen ao lado de Filipa Gomes |
Filipa Vacondeus, a mulher que se tornou célebre pelos programas televisivos e livros de gastronomia, morreu nesta terça-feira, aos 81 anos.
Estava internada desde o Natal no Hospital Pulido Valente em Lisboa, onde morreu na manhã desta terça-feira, confirmou ao Público fonte da editora Matéria-Prima Edições.
O seu percurso profissional foi muito variado e iniciou-se na TAP como hospedeira de bordo, sendo mais tarde assessora do presidente da Junta de Turismo da Costa do Sol, Hoje denominada Costa de Lisboa e secretária de administração de uma fábrica de montagem de automóveis em Setúbal.
Casou-se com José Vacondeus, jornalista e fundador de vários jornais, (O Tempo e O País) ligados à direita portuguesa, e abriu um restaurante em Alfama, que teria de encerrar no período do Verão Quente de 1975. Instigada pelo Marido começou a fazer crítica gastronómica nos seus jornais. Autora de mais de uma dezena de títulos todos eles ligados à culinária, Filipa Vacondeus editou os últimos três livros com a Matéria-Prima, sendo que o último foi publicado já em 2013. Actualmente, podia ser vista no canal de televisão especializado em cozinha e gastronomia, 24Kitchen, onde surgia num programa ao lado de Filipa Gomes, para apresentar petiscos e pratos tradicionais portugueses. Foi na década de 1980, quando existiam apenas dois canais de televisão, que Filipa Vacondeus se celebrizou por apresentar um programa onde dava ênfase aos pratos simples, dos que são cozinhados diariamente, e onde ensinava a reutilizar os restos das refeições. Por isso, ficou conhecida como a "senhora dos restinhos". Então, no programa "mítico" O Tal Canal, Herman José celebrizou-a na personagem Filipa Vasconcelos, apresentadora do programa de culinária Cozinho para o Povo, onde estava sempre acompanhada por uma empregada de origem beirã protagonizada pela actriz Margarida Carpinteiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.