Links de Redes Sociais, Data & Hora e Caixa de Pesquisa

    

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Canal «SMS TV» (2003-2005) |» O Baú do Cantinho

Na época em que os SMS dominavam o mundo, antes das evolução das redes sociais e das novas tecnologias, nesta rubrica recordamos o extinto primeiro canal de televisão portuguesa interativa e inovadora que caiu no esquecimento e que marcou a minha nostálgia.

O canal SMS TV foi emitido entre 2003 a 2005, na posição 21 e na frequência 29 na antiga operadora TV Cabo, criado por Tomás Taveira pela produtora Olho Mágico que passaria a chamar de Caixa Branca e transmitia 24 horas por dia com uma programação baseada na participação do telespectador através de mensagens escritas enviadas por telefone e cada programa era patrocinado por uma das marcas ligadas às telecomunicações - PT Comunicações, TMN, Optimus ou Vodafone -, principais beneficiadas pelo crescimento da utilização do SMS (Short Message System) e onde ganhavam diarimente um prémio.

Sabia Que... Factos & Curiosidades

  • O SMS TV arrancou as emissões a 27 de novembro de 2003 na TV Cabo, criado pelo arquiteto Tomás Taveira, que ficou conhecido em finais da década de 80 pelos vídeos caseiros com conceito de cariz sexual que escandalizou o país. 
  • Durante a estreia, foi organizado uma festa numa discoteca lisboeta, sendo a animação e a contagem decrescente para o lançamento do canal protagonizadas pelo famoso humorista Herman José.
  • O SMS TV não era só um "canal de engate" como era conhecida e programas eram a seguinte: 
O Anedotas, em que os telespectadores enviavam piadas através de SMS, o Chat mandava bocas diariamente, o Clube dos Namoros, o Fórum Sub-18, o Videoclips onde escolhiam o videoclip que queriam ver, o Karaoke escolhiam a canção do teu artista favorito para cantares e também contava no exterior as atuações musicais que concorreriam ao karaoke, os concursos de cultura geral Quiz e o Adivinhas que tinha de adivinhar o nome da cara conhecida que aparece de forma distorcida no ecrã, o VIPs, formato antecessor de Um Dia Com... que escolhiam diariamente gente famosa onde o telespectador mandava algumas perguntas aos convidados, os jogos Submarino sobre a Batalha Naval e Camelos de corridas, Striptease onde escolhiam três strippers constituídos por atores, os programas de talentos Banda de Garagem e Music Star, 5 Minutos de Glória e o magazine Sapo TV.
    • O canal exibia em simultâneo com a TSF, o programa Bancada Central apresentado pelo histórico radialista e jornalista desportivo Fernando Correia.
    • A série interativa Diário de Sofia baseada na obra de Marta Gomes e Nuno Bernardo lançado no portal Clix e protagonizada por Marta Gil foi um das apostas na grelha do canal que víria ganhar espaço na RTP2 entre 2005 e 2007.
    • A canção Grovejet Jet (If This Ain't Love) de Spiller em versão instrumental serviu de fundo, o interlúdio do canal, durante as suas primeiras emissões ou problemas técnicos.
    • O SMS TV lançou algumas caras bem conhecidas entre os quais a apresentadora Helena Coelho, a atriz Liliana Santos, Helena Costa que se tornou conhecida como a Mónica dos Morangos com Açúcar, a cantora e apresentadora da CMTV Lara Afonso, e a apresentadora e radialista Vanessa Augusto da Antena 3.
      Helena Coelho apresentou vários programas da SMS TV
      entre os quais o Chat e o programa de talentos Bandas de Garagem.
    • O canal foi cancelado a 1 de outubro de 2005 quase dois anos de emissão, por falta de desempenho e foi ocupado pelo canal italiano RAI Uno.

    Mais informação em:

    Sites oficiais do SMS TV no Internet Archive: www.smstv.pt e smstv.sapo.pt

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.