País
Despenalização da Eutanásia aprovada na Assembleia da República
Em fevereiro, o Parlamento aprovava cinco projetos de lei para a despenalização da eutanásia; em outubro, a maioria dos deputados rejeitou um referendo de iniciativa popular, que recolheu mais de 95 mil assinaturas. Seguem-se, agora, os trabalhos para alcançar um texto comum sobre a despenalização da eutanásia. Chumbado o referendo e perante as dúvidas constitucionais, o cardeal patriarca de Lisboa fala numa "mensagem errada à sociedade" da parte dos deputados e diz que o Presidente da República é a 'última instância".
Primeiros casos de Covid-19 em Portugal e o primeiro estado de emergênciaDepois de várias suspeitas, os primeiros casos de Covid-19 em Portugal foram confirmados a 2 de março. Os infetados são dois homens, que tinham estado em Espanha e Itália. Ficam internados no hospital de S. João, no Porto. O Governo determina as primeiras medidas nos serviços públicos. A 16 de março, o novo coronavírus faz a primeira morte no país: Mário Veríssimo, de 81 anos, amigo de Jorge Jesus e antigo massagista do Estrela da Amadora. O novo coronavírus terá entrado em Portugal a 20 de fevereiro, com origem na Lombardia, Itália, indicou um estudo do o Instituto Ricardo Jorge.O primeiro de vários estados de emergência foi decretado a 18 de março, numa altura em que Portugal registava duas mortes e 642 casos. Marcelo já tinha avisado: a pandemia "pode ser mais grave e duradoura". Os portugueses viam as suas liberdades restringidas, em nome do combate à pandemia, mas o primeiro-ministro garantia: “a democracia não será suspensa” e "o país não vai parar". Confinamento obrigatório, restrições à circulação na via pública e teletrabalho generalizado são algumas das medidas. A desobediência é crime e pode levar à prisão. A emergência durou mês e meio, o desconfinamento começou no início de Maio, por fases.
Mário Centeno deixa o Ministério das Finanças para governar o Banco de Portugal“São 1.664 dias como ministro das Finanças e números certos”. Foi assim que Mário Centeno deixou o Governo. Elaborou o Orçamento Suplementar e passou a pasta a João Leão. Em cinco anos, Centeno passou de desconhecido a “Ronaldo do Ecofin”, tornou-se um pilar do executivo e assinou o primeiro excedente orçamental em democracia. A reta final fica marcada por uma injeção de 850 milhões no Novo Banco, alegadamente, sem conhecimento do primeiro-ministro. Após a demissão anunciada, foi nomeado governador do Banco de Portugal. A oposição tentou travar a transferência, mas o “CR7 das Finanças” assumiu os comandos do Banco de Portugal, a 20 de julho.
Dois mortos num descarrilamento de comboio em SoureFoi a 31 de julho, pouco antes das 15h30, em Soure, no distrito de Coimbra. Um comboio alfa pendular da CP, com 212 passageiros a bordo, embatia a alta velocidade num veículo de conservação de catenária (VCC) da Refer que estava na linha. Morreram os dois trabalhadores da máquina. No alfa, ficaram feridas 44 pessoas, oito com gravidade. O Gabinete de Investigação de Acidentes Ferroviários conclui que o veículo de trabalho, sem sistema de controlo de velocidade, passou um sinal vermelho e entrou na Linha do Norte.
O julgamento do hacker Rui PintoO julgamento do caso Football Leaks arrancou a 4 de setembro. Rui Pinto é acusado de 90 crimes, como invasão de correios eletrónicos e sistemas informáticos, e sabotagem informática à SAD do Sporting. O hacker também responde por tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen. Rui Pinto, de 32 anos, esteve ano e meio em prisão preventiva e domiciliária, até ser libertado a 7 de Agosto, devido à sua colaboração com a Polícia Judiciária. A defesa invoca a inclusão no regime de proteção de denunciantes, que ainda não foi transposto para a legislação nacional. O mundo ficou também a saber que o génio informático de Gaia foi o denunciante do Luanda Leaks, no qual é arguida Isabel dos Santos.
"Isto é mentira, mentira!"A deputada Joacine Katar Moreira, eleita nas Legislativas de 2019, deixou de representar o partido Livre, após várias desavenças e trocas de acusações com a direção do mesmo. Katar Moreira passou à condição de deputada não inscrita.
Debaixo de muita contestação social e política, a 44.ª edição da Festa do Avante lá se realizou com normas impostas pela DGS.
Um surto de legionella afetou a região do Grande Porto, com dezenas de casos diagnosticados e mais de uma dezena de mortos.
António Costa e Fernando Medina integraram a Comissão de Honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. Logo de seguida estes nomes foram retirados da lista pelo próprio candidato.
O PCP realizou o XXI congresso em Loures, juntando centenas de militantes, apesar das medidas de contingência pela COVID-19 e debaixo de muitas críticas sociais e políticas.
Com base em Lisboa, a Web Summit decorreu entre 2 e 4 de dezembro de forma virtual e com a participação de milhares de pessoas ligadas de todo o mundo.
Os restaurantes em Lisboa 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic, e o Eneko Lisboa, do chef Eneko Atxa, foram as duas novidades portuguesas no Guia Michelin Espanha e Portugal 2021. Crimes que chocaram o país:
Rosa Grilo foi condenada a 25 anos de prisão pelo homicídio do marido, Luís Miguel Grilo, em 2018. O amante António Joaquim, foi condenado a dois anos de prisão com pena suspensa.
O cavaleiro João Moura foi detido pela GNR por maus tratos a animais. Na sua herdade, em Monforte, foram encontrados e apreendidos 18 cães galgos subnutridos.
Rapper Mota Jr. de 28 anos foi assasinado, dois meses depois de ter desaparecido, à porta de casa, no Cacém, em Sintra, durante um violento assalto.
Diogo Gonçalves de 21 anos foi assasinado e desmebrado, cuja o cadáver encontrado em vários locais, no Algarve, por duas namoradas Maria e Mariana que se inspiraram na série de televisão Dexter.
A menina de nove anos Valentina Fonseca que estava desparecida foi encontrada morta em Autoguia da Baleia em Peniche. Os pais da menina foram detidas duas pessoas suspeitas no envolvimento do crime.
Beatriz Lebre de 23 anos foi morta no Rio Tejo por um colega de faculdade em Lisboa Rúben Couto de 25 anos que nutria o amor obsessivo e doentio e um mês depois foi encontrado morto no Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde se encontrava em prisão preventiva. Ao que indica terá cometido suicídio.
O tema racismo voltou a competir com a pandemia em Portugal, após a morte do ator negro Bruno Candé, no dia 25 de julho, às mãos de um antigo combatente da Guerra Colonial, que terá alegada e previamente insultado o ator com frases racistas.
Homícidio em Lamego: Henrique Carvalho esteve em fuga há 23 dias por ter assasinado a sua mulher Ana Maria Melo e acabou por ser encontrado morto
Funcionário do SEF acusado pela morte do cidadão ucraniano Ihor Homenyuk Veio da Ucrânia para encontrar a morte em Portugal. A 10 de março, tentou entrar ilegalmente e acabou detido no aeroporto de Lisboa. Dois dias depois, estava morto. O Ministério Público acusa três funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de homicídio qualificado. Houve “uma situação de tortura evidente”, admite a diretora do SEF, Cristina Gatões, antes de se demitir. Já tinham sido afastados o diretor e o subdiretor de Fronteiras do aeroporto. A IGAI instaurou oito processos disciplinares a elementos do SEF e implicou 12 inspetores na morte de Ihor Homenyuk. O Estado português vai indemnizar a família de Ihor Homenyuk.
Despenalização da Eutanásia aprovada na Assembleia da República
Mundo
Depois de muitos meses de negociações, o Reino Unido saiu oficialmente da União Europeia, a 31 de janeiro. Com o BREXIT, abriu-se um período de transição e adaptação, que findará a 31 dezembro de 2020.
OMS declara Covid-19 como Pandemia A Organização Mundial de Saúde declarou, a 11 de março, pandemia por causa do novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19. Estavam confirmados casos e mortes em vários continentes.O diretor-geral da OMS avisa que a situação vai piorar antes de melhorar. E podia ser revertida com a colaboração de todos os países. A pandemia foi declarada três meses depois de as autoridades chinesas alertarem para um surto pneumónico na cidade de Wuhan. Em nove meses, a Covid-19 matou mais de 1,5 milhões e infetou 68 milhões de pessoas em todo o mundo.
Morte de George Floyd gera revolta e onda de protestos anti-racistasO afro-americano George Floyd, de 46 anos, morreu, a 25 de maio, durante uma detenção em Minneapolis, quando um polícia pressionou o joelho contra o seu pescoço durante 7.46 minutos. O vídeo chocou o mundo, especialmente depois de Floyd, por várias vezes, ter gritado: “não consigo respirar”. O caso provocou uma onda de contestação, com manifestações, algumas violentas, contra o racismo e a violência policial, nos Estados Unidos e no resto do Mundo. Os agentes envolvidos foram demitidos e acusados e só estão em liberdade após pagarem cauções pesadas.
"Uma Gripezinha, ou um Resfriadinho" de Bolsonaro
“Não será uma gripezinha que me vai derrubar”. A frase do Presidente brasileiro deu a volta ao mundo, quando a Covid-19 já matava no país, e valeu-lhe o rótulo de negacionista. “Histeria coletiva”, atirou aos governadores que decidiram confinar. A prioridade de Jair Bolsonaro foi salvar a economia. Em plena pandemia, um ministro da Saúde foi demitido, “por não tratar da questão do emprego”. Bolsonaro participou em ajuntamentos e ficou infetado. Recuperou e agradeceu à hidroxicloroquina, desaconselhado pela OMS para tratamento da Covid-19. O Brasil é o segundo país com mais mortes e o terceiro em casos."
Christian Brunkeman, um recluso alemão é o novo suspeito no caso de Madeleine McCann, anuncia o Departamento Federal de Polícia Criminal da Alemanha.
A violenta explosão em Beirute que provocou vários mortos e feridosDuas fortes explosões, a 4 de agosto, abalaram o porto de Beirute, capital do Líbano. Pelo menos 191 pessoas morreram, mais de 6,5 mil ficaram feridas e cerca de 300 mil ficaram sem casa. Explodiram 2.750 toneladas de nitrato de amónio, o equivalente a um sismo de 3.3 na escala de Richter, o que criou uma cratera com 43 metros de profundidade. O fertilizante estava armazenado há cerca de sete anos, sem especiais medidas de proteção. O primeiro-ministro Hassan Diab demitiu-se. Já o Presidente Aoun mantém-se no cargo, apesar dos protestos da população que exige explicações sobre o incidente. A reconstrução da “Paris do Médio Oriente” vai demorar anos.
Diplomata russo de Vladimir Putin envenenadoAlexey Navalny, principal opositor do Presidente russo, Vladimir Putin, sentiu-se mal depois de ter bebido chá num aeroporto na Sibéria, a 20 de agosto. Foi internado num hospital em Omsk e, dias depois, transferido para Berlim. Após vários testes, as autoridades alemãs deteraram vestígios de um agente neurotóxico da família do “novichok”, criado no tempo da União Soviética. Navalny acusa Putin de o querer assassinar, mas o Kremlin nega. Como já havia negado nos casos Skripal ou Yushchenko.
Isabel dos Santos constiuída arguida no caso Luanda LeaksA empresária Isabel dos Santos é acusada de desviar dinheiro do Estado angolano, no âmbito dos Luanda Leaks. Na origem da investigação do Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação estão documentos entregues pelo hacker Rui Pinto. A mulher mais rica de África nega as acusações, enquanto Luanda reclama em tribunal 4,6 mil milhões de euros. Em Portugal, as contas da filha do antigo Presidente José Eduardo dos Santos foram congeladas, a posição no banco EuroBic e operadora NOS foi arrestada e a participação na Efacec nacionalizada. O ano de Isabel dos Santos ficou ainda marcado pela morte do marido Sindika Dokolo, no Dubai, quando praticava mergulho.
A vitória de Joe Biden e derrota polémica de Donald Trump nas eleições Americanas Trump começou o ano a ganhar – absolvido num processo de destituição – e acabou a perder a Presidência dos Estados Unidos para o democrata Biden. “Fraude eleitoral massiva”, gritou Trump. Nada a registar, responderam os tribunais. As eleições ficaram marcadas pela pandemia de Covid-19, que nos EUA matou mais do que em qualquer outro país do mundo e afundou a economia. Trump durou apenas um mandato, foram quatro anos a rasgar alianças e acordos internacionais, a dividir os americanos e a ignorar os cientistas. Joe Biden promete tentar “sarar as feridas”.
O Papa Francisco defendeu de forma inédita a união de facto entre homossexuais.
"Uma Gripezinha, ou um Resfriadinho" de Bolsonaro
“Não será uma gripezinha que me vai derrubar”. A frase do Presidente brasileiro deu a volta ao mundo, quando a Covid-19 já matava no país, e valeu-lhe o rótulo de negacionista. “Histeria coletiva”, atirou aos governadores que decidiram confinar. A prioridade de Jair Bolsonaro foi salvar a economia. Em plena pandemia, um ministro da Saúde foi demitido, “por não tratar da questão do emprego”. Bolsonaro participou em ajuntamentos e ficou infetado. Recuperou e agradeceu à hidroxicloroquina, desaconselhado pela OMS para tratamento da Covid-19. O Brasil é o segundo país com mais mortes e o terceiro em casos."
Desporto
Moussa Marega do F.C. do Porto vítima de Racismo
Marega abanou o futebol nacional a 16 de fevereiro, quando deixou o relvado do Estádio D. Afonso Henriques, depois de ouvir cânticos racistas dos adeptos do Vitória de Guimarães. O avançado maliano do FC Porto, que tinha representado o clube vimaranense na temporada 2016/17, abandonou o relvado aos 71 minutos, depois de ter marcado o golo que daria a vitória aos portistas, visivelmente perturbado pelo acontecimento e com o apoio dos colegas de equipa. Quase 10 meses depois do episódio, o Tribunal de Guimarães condenou três arguidos por insultos racistas, que estão agora impedidos de frequentar recintos desportivos.
Euro 2020 e Jogos Olímpicos adiadosUEFA e Comité Olímpico Internacional resistiram ao máximo, porém a pandemia deixou-os de mãos atadas. Primeiro, também devido às dificuldades de calendário com campeonatos e competições europeias, caiu o Euro 2020, adiado para 11 de junho a 11 de julho de 2021. A 24 de maio, apenas uma semana depois de a UEFA adiar o Europeu de futebol, o Tóquio transladou as Olimpíadas para 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
Jorge Jesus sai do Flamengo e regressa ao BenficaJorge Jesus regressou ao Benfica, depois de temporada épica no Flamengo, para voltar a tentar dar títulos aos encarnados. A aposta de Luís Filipe Vieira, em véspera de eleições, foi forte e os números não deixam dúvidas: o Benfica gastou quase 100 milhões de euros em reforços, com destaque para os 24 milhões por Darwin ou os 20 milhões em Everton. A época não abriu bem, com as águias a ficarem fora da Liga dos Campeões após derrota na Grécia. O presidente do clube continua a ser Vieira, que venceu as eleições mais concorridas de sempre, naquele que é o seu (prometido) último mandato na Luz.
A conquista de Miguel Oliveira na MotoGPPortugal tem um novo ídolo nos desportos motorizados. Miguel Oliveira tornou-se o primeiro português a ganhar nas MotoGP, quando venceu na Estíria e repetiu o feito na última corrida da época, em Portimão. O almadense não deu qualquer hipótese na na corrida algarvia, tendo alcançado a "pole position" e liderado da primeira à última curva. Miguel Oliveira fechou a época no nono lugar, com 125 pontos, num campeonato que foi para o espanhol Joan Mir, de apenas 23 anos, que conquistou o título na sua segunda época no MotoGP. Na próxima temporada, o português sobe de degrau e passa para a equipa principal da KTM, onde já admitiu que espera poder lutar pelo título.
Moussa Marega do F.C. do Porto vítima de Racismo
A pandemia Covid-19 levou uma série de cancelamentos e adiamentos de eventos e festivais, estreias de cinema e espetáculos.
O filme coreano Parasitas venceu o Óscares da categoria de Melhor Filme.
Elisa Silva vence o Festival da Canção 2020 com o tema Medo de Sentir e seria representante de Portugal no Festival da Eurovisão em Roterdão que nunca aconteceu devido à pandemia.
A música Andrà tutto bene do açoriano Cristóvam tornou-se viral como uma mensagem de esperança para o mundo que se vê a braços com uma pandemia.
A 23 de julho, assinalaram-se os 100 anos de nascimento de Amália Rodrigues.
Listen, o filme português da realizadora Ana Rocha de Sousa venceu o Leão do Futuro e prémio especial do júri no Festival de Veneza.
A pandemia Covid-19 levou uma série de cancelamentos e adiamentos de eventos e festivais, estreias de cinema e espetáculos.
Açores
A 5 de janeiro, três bombeiros ficaram feridos na sequência de um incêndio que atingiu uma parte da igreja do Capelo, na ilha do Faial. As zonas mais afetadas foram as duas sacristias.
O Porto da Feteira foi evacuada no final da tarde de 12 de março, devido à presença de um objecto que posteriormente foi identificada como sendo uma Bomba de Fósforos.
A pandemia da Covid-19 registou a maioria de 12 mortos no Lar do Nordeste em São Miguel que a Autoriade de Sáude Regional desterminou o encerramento em maio.
A 45ª edição das mais belas festas da ilha do Faial que iria se realizar este ano foi adiada para o próximo ano, devido à pandemia do Covid-19, pela segunda vez nos seus 46 anos de história, depois de também ter sido cancelada em 1998, devido aos efeitos provocados pelo Sismo de 9 de julho.
Foca da Gronelândia foi avistadaO animal de espécie selvagem (apelidada de "Maria Augusta", batizada pelo jornalista Souto Gonçalves) foi visto em duas zonas costeiras nas praias diferentes, uma ontem na Praia do Almoxarife, a mesma foca-harpa foi avistada no porto de Castelo Branco. Terá viajado da Gronelândia para os Açores, tendo resistido às altas temperaturas durante uma semana entre a ilha do Faial e a ilha do Pico, onde acabaria de morrer sete dias depois.
A vitoria amarga do PS na eleições Regionais que levou o PSD de José Manuel Boleiro, CDS de Artur Lima e o PPM de Paulo Estevão a formar GovernoNo dia 25 de outubro, realizaram-se eleições legislativas regionais nos Açores, com o PS a perder a maioria absoluta que tinha há 20 anos e uma ‘geringonça açoriana’ a surgir no horizonte.
A 5 de janeiro, três bombeiros ficaram feridos na sequência de um incêndio que atingiu uma parte da igreja do Capelo, na ilha do Faial. As zonas mais afetadas foram as duas sacristias.
TV & Famosos
As transferências que abalaram a televisão portuguesa no ano 2020: Na TVI para a SIC, Ricardo Araújo Pereira, Alexandra Lencastre, Ljubomir Stanisic, Júlia Palha e Sofia Alves.
O jornalistas Pedro Mourinho da SIC e João Fernando Ramos da RTP mudaram-se para TVI.
Diretamente da Globo, o ator Paulo Rocha regressa à SIC
João Paulo Rodrigues trocou a SIC e regressou à RTP onde se lançou no 123 e na Praça da Alegria ao lado de Pedro Alves com a dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, que deu origeu ao porgrama de humor Telerural.
O jornalista Pedro Pinto deixa a TVI e vai para a BTV
De forma inesperada, Cristina Ferreira deixa a SIC e regressou à TVI com funções de direção e como acionista.A apresentadora voltou a 01 de setembro à estação de Queluz de Baixo, da qual saiu em agosto de 2018, como Diretora de Entretenimento e Ficção e também vai ser acionista da Media Capital. A estação de Paços de Arcos liderada por Daniel Oliveira lamenta a decisão "abrupta e surpreendente", mas agradece o "trabalho desenvolvido ao longo deste curto período".
Cláudio Ramos deixa a SIC e muda-se para TVI, juntamente com Maria Botelho Moniz no regresso do Big Brother, a revolução do daytime na TVI e o regresso de Teresa Guilherme n'A RevoluçãoO apresentador deixou a SIC e regressou à TVI em fevereiro, onde se estreou como concorrente da 2ª edição no Big Brother Famosos, o novo rosto da apresentação da nova edição do Big Brother 2020 que estreou em abril e terminou no início de agosto, cuja a vencedora Soraia Moreira. Porém, não podia estar sozinho, ao lado de Maria Botelho Moniz com quem trabalhou no Passadeira Vermelha da SIC.
Os dois apresentadores vão estar juntos no novo programa das manhãs Dois às 10 que se estreia em janeiro de 2021, substituíndo o Você na TV!, apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, 16 anos depois da estreia, naquele que é considerado pela própria como o "fechar de um ciclo", este primeiro, deixa as manhãs durante há mais de duas décadas e vai ocupar o lugar com o A Tarde é Sua de Fátima Lopes, que estreou há quase dez anos, cuja o novo formato com o seu próprio nome de Goucha.
Teresa Guilherme regressou em setembro com a nova edição Big Brother - A Revolução que termina no final do ano e em janeiro voltará ao lado de Claúdio Ramos numa nova edição intutlada Duplo Impacto que tem data prevista no dia 4 de janeiro de 2021.
Nuno Santos substituíu Felipa Garnel na Direção de Programas da TVI no início de janeiro.
O cantor Armando Gama de 65 anos, intérprete de de Esta Balada Que Te Dou, canção vencedora do Festival da Canção de 1983 e ex-marido de Valentina Torres, foi detido pela GNR por violência doméstica por parte da companheira de 30 anos de há sete anos, em frente ao filho menor.
A fadista Raquel Tavares anunciou na SIC o fim da sua carreira musical, aos 34 anos de idade, por motivos de tristeza e de doença e investindo na carreira em televisão como atriz e apresentadora.
A luta de Marco Paulo contra um cancro da mama23 anos depois de ter enfrentado o cancro do cólon em 1996, o consagrado cantor romântico de 75 anos, volta a enfrentar pela segunda vez a batalha contra o cancro, desta vez na mama, onde o músico acabaria de voltar a vencer.
O polémico anúncio do fim do namoro do Wuant e Owhana
Os dois famosos youtubers portugueses anunciaram nesta quinta-feira que terminaram a relação durante 5 anos, deixando os fãs em choque.
Dolores Aveiro sofreu um AVC isquémicoA mãe de Cristiano Ronaldo sentiu-se mal na madrugada de 02 de março, na sequência de um Acidente Vascular Cerebral isquémico, tendo sido hospitalizada na Madeira. O estado de saúde da matriarca dos clã Aveiro inspira cuidados, embora esteja consciente e estável.
O príncipe Harry e Meghan Markle abdicaram das suas funções reais, bem como dos apoios financeiros daí decorrentes, deixando também de usar os títulos de "altezas reais".
TVI estreia a novela Quer o DestinoBaseada no original chileno Amanda, foi um sucesso de audiências e contava a história de Vitória (Sara Barradas), uma jovem ribatejana que regressa à sua terra natal, para vingar do seu terrível passado. Issac Alfaiate (João), Filipe Vargas (Lucas), Pedro Teixiera (Marcos) e Pedro Sousa no grande papel de vilão e pisocpata Mateus, davam a vida aos irmãos Santa Cruz.
O regresso da telescola na RTP Memória com o #EstudoEmCasaA plataforma arrancou com o 3º Período. Esta foi uma das resposta encontradas pelo Governo para manter as aulas à distância durante a pandemia.
O sucesso do Bicho de Bruno NogueiraOs diretos do humorista no Instagram começaram por ser um desabafo sobre a pandemia da COVID-19 e o confinamento e acabaram por converter uma legião de seguidores e participantes - Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, Nélson Évora ou Salvador Sobral foram alguns dos cúmplices mediáticos ao longo de dois meses. A última edição, antes de dois regressos pontuais, quebrou o recorde de visualizações da rede social em Portugal, juntando cerca de 175 mil fãs.
Filomena Cautela despediu-se do 5 Para a Meia-Noite e foi substitída pela co-apresentadora Inês Lopes Gonçalves.
O popular programa de debate da estação pública Prós e Contras, chegou ao fim com uma emissão especial em setembro, após de 18 anos de emissão e a apresentadora Fátima Campos Ferreira estreou um programa regular de entrevistas a grandes personalidades portuguesas em outubro na RTP1 intitulado Primeira Pessoa.
TVI estreava em setembro a novela Amar Demais gravada na ilha do Faial nos Açores e em final de outubro Bem Me Quer protagonziada por Kelly Bailey e o casa de namorados José Condessa e Bárbara Branco.
A SIC Notícias faz história com primeiro pivot de raça negra Cláudio França a apresentar um noticiário. Foram já varios os famosos a parabenizar o jornalista e a SIC, incuíndo a cantora Carolina Deslandes.
A grande aposta da SIC já a fechar o ano foi também a do seu serviço de streaming OPTO, com várias das produções do seu catálogo linear, mas também novos investimentos em séries e documentários, feitos especificamente para o serviço. As séries Esperança de César Mourão, A Generala com Soraia Chaves e O Clube com Sara Matos são alguns dos formato desta nova plataforma.
Os bonecos do Contra Informação estão de regresso com uma nova série e novo nome Ser do Contra cuja a estreia prevista para o início de 2021 no portal SAPO.
Obituário
O piloto português Paulo Gonçalves, de 40 anos, morreu a 12 de janeiro, na 7ª etapa do rali Dakar na Arábia Saudita, na sequência de uma queda. O piloto luso estava inconsciente e em paragem cardio-respiratória à chegada da equipa médica. Após tentativas de reanimação, foi levado de helicóptero para o hospital onde foi declarada a morte. “Speedy” Gonçalves, que ficou em segundo em 2015, disputava o seu 13.º rali Dakar. O Presidente da República e o primeiro-ministro homenagearam o desportista pela “ética, altruísmo e sã competição".
A estrela da NBA Kobe Bryant morreu a 26 de janeiro, aos 41 anos, num acidente de helicóptero, com a filha Gianna, de 13 anos, e mais sete vítimas mortais. "Black Mamba" foi uma das maiores figuras do basquetebol moderno e um dos melhores jogadores da história. O ala fez toda a carreira nos Lakers e foi vestido de dourado que construiu um legado na NBA, conquistando cinco títulos de campeão, em 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010, e tendo vencido o prémio de "Jogador mais Valioso" em 2008. Depois de ter sido "All-Star" em 18 ocasiões, Kobe Bryant terminou a carreira no final da temporada de 2016, num jogo em que apontou 60 pontos aos Utah Jazz.
Zuriada Soares, fundadora do Bloco de Esquerda Açores faleceu a 08 de fevereiro aos 67 anos, vítima de doença prolongada.
Laura Ferreira, mulher do ex-primeiro ministro Pedro Passos Coelho morreu na madrugada de 25 de feveriero no IPO, em Lisboa, ond enfrentava a dura batalha contra o cancro dos ossos há sensivelmente cinco anos.Tozé Martinho morreu a 16 de fevereiro, aos 72 anos, de paragem cardiorrespiratória. O ator teve uma longa carreira ligada às telenovelas, onde se destacou também como argumentista.
Conhecido como um dos maiores talentos da representação portuguesa, Filipe Duarte morreu em sua casa no dia 17 de abril, vítima de um enfarte do miocárdio. O ator tinha 46 anos. O último trabalho foi na novela Amor de Mãe exibida na SIC.
O famosos ator de telenovelas Pedro Lima foi encontrado morto na manhã de sábado, no dia 20 de junho, na Praia do Abano em Cascais, por suicídio.
A atriz e encenadora Fernanda Lapa, irmã de São José Lapa faleceu a 06 de agosto aos 77 anos de idade, vítima de doença prolongada.
O ator norte-americano Chadwick Boseman que interpretou os ícones negros Jackie Robinson e James Brown antes de ser a estrela do filme da Marvel Pantera Negra, morreu a 28 de agosto, vítima de cancro aos 43 anos de idade.
Cécli Thiré, filho da falceida Tônia Carrero faleceu a 09 de outubro aos 77 anos, vítima de doença de Parkinson. O ator e realizador brasileiro ficou muito conhecido através de várias telenovelas como Top Model, Roda de Fogo e A Próxima Vítima e era pai do ator Miguel Thiré.
Tony Lemos, fundador dos Santamaria e irmão da vocalista Filipa Lemos foi encontrado morto em casa faleceu a 13 de outubro aos 48 anos de idade.
O ator escocês Sean Connery que deu vida ao James Bond no filme 007 faleceu a 31 de outubro aos 90 anos de idade.Tom Veiga, o ator que intepretava o Louro José no programa Mais Você da Globo apresentada por Ana Maria Braga, foi encontrado morto em casa a 01 de novembro aos 47 anos de idade, vítima de um AVC.
Gonçalo Ribeiro Telles, o consagrado arquiteto paisagista e fundador dos partidos PPM (Partido Popular Monárquico) e do MPT (Movimento Partido da Terra) morreu a 11 de novembro em casa aos 98 anos de idade.
Larama, o vencedor do Big Brother Angola e polémico ex-concorrente d'A Quinta foi encontrado morto a 16 de novembro em casa em Angola, víima de doença.
O futebol mundial chorou a perda de uma das suas maiores lendas. Diego Armando Maradona, o jogador que venceu um Mundial “sozinho”, com a ajuda da “mão de Deus” e do “golo do século”. De tanto bater, depois de uma vida vertiginosa, de altos e baixos, que dava para encher uma enciclopédia, o seu coração parou, a 25 de novembro. "El Pibe" morreu aos 60 anos, mas será eterno na memória de quem ama o desporto-rei. Deixou para trás um legado ímpar, com apogeu no Mundial do México e no Nápoles, o clube do sul pobre de Itália que ganhou uma Taça UEFA e dois campeonatos às poderosas equipas do norte.
O treinador Vitor Pereira, conhecido o "rei das Subidas" sentiu-se mal durante uma caminhada na zona de Matosinhos e acabou por falecer a 28 de novembro aos 67 anos de idade.
Sara Carreira, filha de Tony Carreira e irmã mais nova de Mickael Carreira e David Carreira morreu trágicamente no dia 05 de dezembro, aos 21 anos de idade, num acidente de viação onde seguia o namorado Ivo Lucas que esteve internado em estado grave.
O cantor Matheus da dupla brasileira Lucas e Matheus morreu a 22 de dezembro aos 57 anos, vítima de COVID-19.
E ainda: Vasco Pulido Valente (jornalista e comentador), Joaquim Pina Moura (político e economista), Luís Sepulvera (escritor chileno), Maria Helena Varela Santos (1ª locutora de contuidade da RTP e víuva de Fialho Gouveia), Pedro Barroso (cantor e trovador português e pai de Nuno Barroso dos Álém Mar) Maria José Basto (atriz e mãe de Rita Ribeiro), Kelly Preston (atriz em mulher de Jonh Travolta), Naya Rivieira (atriz de Glee que foi encontrada morta no mar), Luís Filipe Costa (jornalista, radialista e realizador), Nuno Teixieira (realizador histórico da RTP), Tó Maria Vinhas (cantor e compositor), Quino (criador da banda desenhada Mafalda), Eddie Van Halen (lendário guitarrista e fundador dos Van Halen), Jonh Nash (cantor e compositor norte-americano), Cipriano Antunes (o "pai natal" português), Artur Portela e Filho (jornalista), Mário Frayão (jornalista e escritor faialense), Nicette Bruno (atriz brasileira) e Eduardo Lourenço (escritor, filósofo, professor e ensaísta).
Fontes: Radio Renascença e SAPO (adaptado)
O Cantinho do André deseja a todos os visitantes um FELIZ ANO NOVO 2021! |
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.