1. 2013 - A Troika em Portugal |
No início deste projeto ambicioso, na altura, muito se falava da Troika. Foi a 6 de abril de 2011, depois do chumbo do novo PEC (Programas de Estabilidade e Crescimento) e a demissão, o ainda primeiro-ministro socialista José Sócrates anunciou que o país recorria a ajuda financeira externa, que levou à chegada da troika. Pedro Passos Coelho chegava ao poder do governo PSD, supervisionando-se a aplicação do resgate da troika europeia para Portugal e foi marcada por uma onda de austeridade generalizada tanto em Portugal como no estrangeiro. A Troika regressou em 2013 e a "saída limpa" aconteceu a 04 de maio de 2014.
2. 2014 - Detenção de José Sócrates |
Na madrugada de 21 de novembro, o ex-primeiro ministro do governo do Partido Socialista foi detido no aeroporto de Lisboa, à chegada de Paris, por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, envolvido no mediático processo Operação Marquês, que continua a dar que falar.
José Sócrates foi o primeiro ex-chefe do Governo a ser detido preventivamente em Portugal e esteve 288 dias em prisão preventiva, no Estabelecimento prisional de Évora e mais 42 dias em prisão domiciliária.
3. 2015 - Atentados em França |
A 5 de janeiro, a cidade de Paris acordou em choque um ataque terrorista praticado por três homens encapuzados com armas automáticas, junto a redação jornal satirico Charlie Hebdo, fez 12 mortos (10 jornalistas e 2 polícias) e 11 feridos graves, o polémico jornal semanal de cartoon era anti-religiosa e já foi alvo de vários ataques, quer informáticos, quer às instalações, em causa está a publicação de várias caricaturas do profeta Maomé.
Contudo, numa sexta-feira 13 de novembro, o Estado Islâmico voltaram espalhar o terror, com vários ataques terroristas no coração de Paris. Morreram 130 pessoas. As acções ocorreram junto do estádio de futebol Stade de France, em Saint -Denis, numa zona de restauração e na sala de espetáculos Bataclan, durante o concerto dos americanos Eagles of Death Metal.
4. 2016 - Vitória de Portugal no Euro |
A 10 de junho, a seleção portuguesa ganhou pela primeira vez o campeonato europeu de futebol em França, frente à França, com um golo de Eder, no prolongamento, numa final em que Ronaldo foi substituído, por lesão, aos 25 minutos.
Depois da conquista do Euro 2016, Cristiano Ronaldo e a equipa das quinas voltaram a celebrar um título internacional, ao vencer a edição inaugural da Liga das Nações de 2019.
5. 2017 - Vitória de Portugal na Eurovisão |
Salvador Sobral conquistou o país no Eurovision Song Contest (ESC), que se realizou em Kiev, na Ucrânia (cidade que está a ser alvo recentemente de um ataque de guerra com a Rússia), com a canção Amar Pelos Dois, escrita pela irmã Luísa Sobral, que deixou, assim, de ser o país representado há mais tempo no concurso (a estreia aconteceu em 1964) que nunca havia obtido uma vitória. Até então, o melhor resultado obtido por representantes de Portugal havia acontecido em 1996, com o sexto lugar de Lúcia Moniz e o tema O Meu Coração não Tem Cor.
6.2018 - Ataque na Academia de Alcohete |
No dia 15 de maio, ocorreu um dos ataques que abalou o futebol português, que a claque do Sporting Juve Leo liderda por Mustafá invadiram em Alcochete e atacando os jogadores Bas Dot, Acuña, Rui Patrício, William Carvalho, Battaglia, Misic e o então treinador Jorge Jesus que levou a demissão do ex-concorrente do Big Brother Famosos Bruno de Carvalho no cargo de presidente do clube leonino e na sua detenção juntamente o líder da claque.
7. 2019 - Passagem do furacão Lorenzo nos Açores |
Na madrugada de 02 de outubro, a passagem do furacão Lorenzo com rajadas de 163 km/h, com mais de 250 ocorrências, causou destruição total do porto das Lajes das Flores e na ilha do Faial, deixando 53 desalojados e 330 milhões de euros de prejuízos.
8. 2020 - Pandemia da Covid-19 |
A 11 de março do ano seguinte, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia por causa do novo coronavírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19. Estavam confirmados casos e mortes em vários continentes. O diretor-geral da OMS avisava que a situação vai piorar antes de melhorar. E podia ser revertida com a colaboração de todos os países. A pandemia foi declarada três meses depois de as autoridades chinesas alertarem para um surto pneumónico na cidade de Wuhan.
A Covid-19 ainda continua a matar e mais de milhões casos confirmados em todo o mundo.
Foi na noite de sábado de 05 de dezembro de 2020, que o país acordou em choque com a notícia da morte inesperada e inimaginável da filha do cantor Tony Carreira e de Fernanda Antunes e irmã de mais nova de Mickael Carreira e David Carreira aos 21 anos de idade, vítima de um trágico acidente de viação na A1, ocorrido entre Santarém e o Cartaxo. O carro onde seguia, juntamente com o seu namorado, o cantor e ator Ivo Lucas, que conduzia a 128 km/h, embateu na viatura da fadista Cristina Branco, que se tinha despistado minutos antes, e capotou pelo menos quatro vezes, numa altura de chuva intensa e com a visibilidade reduzida.
No início de maio de 2021, a família Carreira fundou a Associação Sara Carreira para ajudar as crianças e jovens carenciados.
Um ano depois da tragédia, o Ministério Público acusa o namorado Ivo Lucas e a fadista Cristina Branco de homicídio por negligência no acidente que resultou na morte de Sara Carreira, causado por condução perigosa, naquela noite chuvosa.
É sem sombra de dúvida, o grande acontecimento do momento, o maior ataque ofensivo e "absurda" guerra, a um estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial. A 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin ordenou a invasão do leste da Ucrânia Outros bombardeios contra edifícios, bem como bombardeios ocorreram na região, ocorreram. Mais bombardeios de edifícios e bombardeios ocorreram na região. O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy declarou lei marcial em toda a Ucrânia. Sirenes de ataque aéreo também foram ouvidas em toda a Ucrânia durante a maior parte do dia. Nos últimos três meses, morreram mais de 3000 soldados e de 3974 civís e 10.000 soldados e 4.654 civis ficaram feridos.
E assim terminamos esta viagem ao tempo da comemoração do 10º Aniversário d'O Cantinho do André, e quem sabe, depende do futuro, daqui a mais de 10 anos, no ano de 2032, assinalamos os 20 anos do nosso (seu) blogue.
E já dizia a famosa canção do Paulo de Carvalho: "10 anos é muito tempo".
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.