É já na próxima semana que a RTP comemora as suas seis décadas a 7 de março e uma das grandes novidades é a disponibilização gratuita dos milhares de conteúdos dos arquivos da empresa pública portuguesa de rádio e televisão através da internet num portal intitulado RTP Arquivos.
Será na semana em que comemora o seu 60º aniversário que a RTP lançará um dos seus maiores projetos dos últimos anos. Trata-se do portal RTP Arquivos que, a partir do dia 6 de março, disponibilizará milhares de conteúdos dos arquivos da empresa pública de rádio e televisão.
O acesso é gratuito e pode ser feito em qualquer parte do mundo através da televisão, computador, tablet ou telemóvel. "Quisemos comemorar a olhar para o futuro e nada melhor que este projeto", disse Gonçalo Reis, presidente da RTP, ao Correio da Manhã.
Numa fase inicial, a plataforma "inovadora a nível europeia" terá cerca de 6500 conteúdos (70% informação e 30% programas), organizados por temáticas, décadas e coleções de grandes temas (informação, colecções, humor, ficção, concursos, filmes, séries), no entanto, a ideia passa por adicionar outros milhares de conteúdos por mês. A RTP espera, assim, ter mais de 50 mil conteúdos até dezembro de 2018.
Por uma questão de direitos de autor, o presidente da estação pública adiantou ao Público que algumas séries e filmes estrangeiros ou a telenovela brasileira Gabriela, a primeira transmitida em Portugal, não vão ser disponibilizados. Ainda assim, "estarão disponíveis, por exemplo, a Vila Faia ou a Visita da Cornélia, filmes portugueses apoiados pela RTP, séries históricas como A Ferreirinha".
Fontes: A Televisão / Público (adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.