Links de Redes Sociais, Data & Hora e Caixa de Pesquisa

    

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

"Por favor não MATEM a INTERNET à EUROPA!" - #SaveYourInternet

O parlamento europeu aprovou a 12 de setembro uma proposta feitaos artigos 11 e 13 da União Europeia, uma lei consideradamente "absurda", "polémica" e que "não faz sentido" devido aos direitos de autor na Internet mas, caso que seja aprovada em janeiro de 2019 as plataformas YouTube, Facebook, Twitter, Snapchat e Google News e Google Imagens podem "desaparecer" na Europa inteira.
O Cantinho do André apoia este manifesto contra esta proposta e espera que isso não aconteça.

O "polémico" Artigo 13 está a dar muito que falar nos últimos dias desde um alerta dado de um vídeo publicado pelo famoso youtuber português Wuant sobre o fim da Internet deixando muitos dos seguidores "assustados", mas não é o único a alertar, outros youtubers como Windoh, Miguel Monteiro "Pi", Tiagovzki e Nuno Agonia também se manifestaram contra a lei da União Europeia.





O que é o "Artigo 13"?
O artigo 13 da diretiva relativa aos direitos de autor no mercado único digital diz que plataformas como o YouTube ou o Facebook vão passar a ter mecanismos automáticos, de forma a impedir a publicação de imagens ou vídeos protegidos por direitos de autor.

Resumidamente, aquilo que o artigo 13 vai implicar é que, por exemplo, quando se publica uma fotografia de uma pessoa próxima de nós com uma camisola que tenha estampada a marca de uma empresa ou de outra entidade que tenha direitos de autor, essa mesma empresa poderá processá-lo, uma vez que detém esses mesmos direitos de autor da marca.

Neste tema, quem se encontra a favor refere que a legislação defende a propriedade intelectual dos criadores e uma “justa compensação” por ela. Aqueles que estão contra argumentam que a legislação vai condicionar a liberdade de expressão ao filtrar aquilo que chega à Internet.

O artigo 13 apenas vai ser avaliado em janeiro de 2019, mas já foi aprovado numa primeira fase em setembro deste ano.

Fonte: SOL

A representante da União Europeia em Portugal explica aos "Youtubers"
Sofia Colares Alves, a chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal enviou uma carta aberta a tentar esclarecer o que está em causa com este artigo e afirmar que "não há razões" para preocupações. Porque "o vosso canal de YouTube não vai desaparecer", a "internet (como a conhecemos) não vai desaparecer e o memes não vão desaparecer".


Mais informações em:
Canal #SaveYourInternet no YouTube: www.youtube.com/SaveYourInternet

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.