1 - Carlos Areia |
"Fiz queixa contra desconhecidos pelo crime de usurpação de identidade, por terem abusado do meu nome e da minha imagem", disse o ator ao Correio da Manhã, que recebeu "telefonemas e mensagens de pessoas desesperadas".
A viver com 342 euros mensais de reforma, o pai de Cristina Areia já tinha alertado os fãs para as "vigarices" num vídeo publicado na sua página na referida rede social.
2 - Pedro Lima |
O ator bem conhecido de várias telenovelas viu o seu nome envolvido na mesma polémica que alega que ganhou cerca de 2,3 milhões de euros numa negociação de bitcoins.
"Isto é um disparate. Um abuso de utilização da minha imagem. Já denuncei o caso ao Facebook mas não sei o que fazer mais porque não consigo perceber qual é a origem da notícia", afirmou Pedro Lima, em declarações exclusivas à FLASH!, que negou fazer parte do esquema e mostrou-se revoltado.
3 - Bruno de Carvalho |
O ex-presidente do Sporting Clube de Portugal, foi o protagonista de uma aparente notícia publicada no dia 7 de fevereiro de 2019 e difundida nas redes sociais (através de conteúdo patrocinado). “Bruno de Carvalho revela como ganhou 2,3 milhões após a falência - Ele diz que qualquer um pode fazê-lo e mostra como no Jornal 2”, destaca-se no título.
4 - João Fernando Ramos |
O nome pivot do Jornal 2 da RTP está associado à polémica destes "anúncios" em esquema fraudulento. Nos casos anteriores dos atores Carlos Areia e Pedro Lima e do polémico ex-presidente sportinguista Bruno de Carvalho, nunca estiveram no espaço informativo do segundo canal da estação pública para falar sobre plataformas de Bitcoin e nem o jornalista o entrevistou sobre esses investimentos fictícios.
5 - Manuel Luís Goucha |
O jornal Público recebeu uma primeira denúncia em janeiro de 2019, sobre uma página sua disfarçada que dava conta que o apresentador da TVI "revela como ele adquiriu 2,3 milhões de dólares após a sua falência. Ele afirma que qualquer um pode fazer o mesmo e mostra no Você na TV! Como fazê-lo!"
6 - Filomena Cautela |
A apresentadora do 5 Para a Meia-Noite da RTP também está na lista negra destas notícias falsas que resultam num esquema fraudulento sobre o investimento das bitcoins. Ao afirmar que Carlos Almeida foi ao programa, onde convenceu Filomena Cautela a investir em bitcoins, o artigo incorre numa falsidade, uma vez que tal nunca aconteceu. De acordo com o site de fact-checking Polígrafo, o nome fícticio de Carlos Almeida não constou na lista dos convidados do programa.
7 - José Mourinho |
“José Mourinho revela como ele adquiriu 2,3 milhões de dólares após a sua falência. Ele afirma que qualquer um pode fazer o mesmo e mostra no Você na TV! como fazê-lo!”
Este é o título de uma "notícia" publicada na página NB News Box, segundo a qual o treinador português terá participado no programa televisivo Você na TV!, da TVI, onde alegadamente explicou à apresentadora Maria Cerqueira Gomes como é que ganhou 2,3 milhões de dólares através de um investimentonuma plataforma de bitcoins.
No artigo em causa são descritas as inúmeras virtualidades de um pequeno investimento em bitcoins. O utilizador é aconselhado a realizar de imediato um depósito na plataforma, geralmente de 250 dólares (225 euros). Depois disso, acreso algoritmo automático faz o milagre da multiplicação do dinheiro.
Contudo, o "Special One" não esteve no programa da TVI e não promoveu um investimento na plataforma Bitcoin Future.
8 - Marcelo Rebelo de Sousa |
A página utiliza o logótipo da RTP1 e o artigo em causa (o qual está a ser insistentemente promovido nas redes sociais) é ilustrado com uma imagem do Presidente da República, e tem o seguinte título: “É assim que o Presidente ajuda os portugueses agora!”
No primeiro parágrafo do texto, lê-se que “dando todo o seu apoio a este projeto, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com dezenas de desenvolvedores experientes da Universidade de Yale. Juntos, eles criaram a plataforma de investimento automático de Bitcoin, a Crypto Profit, que agora está disponível para o público em geral e com a qual todos podem ganhar dinheiro.”
Na legenda da imagem de Marcelo ler-se que “o Presidente destaca o valor do seu novo projeto para cidadãos portugueses”. E o texto prossegue: “Em primeiro lugar, Marcelo insiste que este projeto visa aumentar o PIB per capita de Portugal, diminuir a dependência da segurança social e da ajuda governamental e, finalmente, tirar a economia da estagnação”.
No primeiro parágrafo do texto, lê-se que “dando todo o seu apoio a este projeto, Marcelo Rebelo de Sousa reuniu-se com dezenas de desenvolvedores experientes da Universidade de Yale. Juntos, eles criaram a plataforma de investimento automático de Bitcoin, a Crypto Profit, que agora está disponível para o público em geral e com a qual todos podem ganhar dinheiro.”
Na legenda da imagem de Marcelo ler-se que “o Presidente destaca o valor do seu novo projeto para cidadãos portugueses”. E o texto prossegue: “Em primeiro lugar, Marcelo insiste que este projeto visa aumentar o PIB per capita de Portugal, diminuir a dependência da segurança social e da ajuda governamental e, finalmente, tirar a economia da estagnação”.
9 - Aurea e Rodrigo Pratas |
A cantora e o jornalista da SIC foram usados neste esquema fraudulento num texto a elogiar a compra de criptomoedas: "Reportagem Especial: O Último Investimento de Áurea Deixa Especialistas Admirados e Grandes Bancos Apavorados". O pivot da Edição da Noite da SIC Notícias que foi apresentado como "Ricardo Prata", reagiu publicamente a esta fraude, dizendo: "Fui alertado por um espetador, através do meu Facebook profissional, para esta aldrabice. Na altura, pensei que bastaria fazer um alerta a quem navega na internet. Avisei que era conto do vigário, aldrabice moderna, sem qualquer ligação a mim. Mas não se confirmou o que eu esperava – que, pouco tempo depois, o site desapareceria e a apropriação da minha imagem e nome profissional e atribuição de palavras teria pouco ou nenhum impacto.
Tenho sido inúmeras vezes alertado por colegas de trabalho, espetadores, amigos, amigos de amigos, e familiares para o facto de estarem a ser confrontados, várias vezes seguidas, para publicidade nas redes sociais com a minha imagem e nome." O jornalista pede às pessoas para denunciarem este esquema no Facebook e acrescenta ainda: "Os ingredientes são bem pensados para atrair um internauta e sacar-lhe os dados pessoais, os contactos e, principalmente, o dinheiro, recorrendo ao nome de um jornalista e de uma artista. Isto ultrapassa largamente o conceito de fake news [notícias falsas] e de falta de vergonha na cara dos aldrabões online."
Segundo de acordo com a Nova Gente, uma fonte próxima a jurada do The Voice Portugal revelou-nos que "ela já sabia disto há meses e meio, foram os pais que viram no Facebook e a avisaram, preocupados... Ela já foi à Polícia Judiciária fazer queixa".
10 - Salvador Sobral |
Contudo, não se pronunciou sobre a promoção ao investimento na plataforma Bitcoin Future, que é completamente falsa.
11 - José Carlos Malato |
"Informo que todas estas publicações são FALSAS e constituem um roubo e abuso da minha imagem a que sou completamente alheio. Agradeço que, quando aparecerem no vosso feed - de Facebook ou Instagram - as denuciem. Obrigado.", escreveu.
Fontes: Polígrafo, Público e SobreTudo (adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.