Links de Redes Sociais, Data & Hora e Caixa de Pesquisa

    

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Eleições Legislativas 2019: António Costa reeleito a Primeiro Ministro sem maioria absoluta!

O líder do Partido Socialista conquistou sem maioria absoluta nesta grande noite eleitoral, admitindo ter uma nova "Gerigonça" com o BE, PCP, PAN e Livre.

Resultados oficiais das Legislativas 2019
O primeiro-ministro António Costa foi reeleito pelo PS neste domingo, com 36% dos votos, conseguindo pelo menos com 106 deputados e querendo repetir a famosa geringonça, colocando a disponíbilização do BE para acordo escrito, mas o PCP rejeita.

O PSD de Rui Rio é o segundo partido mais votado com 27.90% com 77 deputados, resistindo à derrota. O líder dos sociais-democratas está a ponderar a recandidatar-se nas próximas eleições internas, dissendo que assumirá o mandato em São Bento.

Bloco de Esquerda, liderada por Catarina Martins conquistou a sua terceira força política, obtendo 9,67% dos votos, assim ganhando com 19 deputados.

Do restantes partidos derrotados na noite eleitoral, a CDU (PCP-PEV) de Jerónimo de Sousa com 6,46% e 12 deputados, o CDS-PP sofreu uma grande derrota com 4,25%, perdendo 5 deputados, que deixou Assunção Cristas a abandonar a liderança do partido da direita, antecipando o congrssso extraordinário e o PAN de André Silva aproxima-se dos 3,28%, mas elegeu com 4 deputados.

Pela primeira vez no Parlamento, o Chega de André Ventura, o Livre de Joancine Katar Moreira e a Iniciativa Liberal de Carlos foram além dos 1% dos votos, mas elegendo em cada um deputado.

Contudo, o Aliança não conquistou nenhum deputado para Assembleia da República e o líder do partido Pedro Santana Lopes admitu abandonar a presidência.

Nesta eleições Legislativas 2019, as freguesias foram apurados num total de 3092 dos 100% dos votos, os votos nulos com 1.88%, os votos brancos com 2,70% e a abstenção foi aumentada para os 45,50% dos votos, face as eleições anteriores de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.