Maria José Paschoal nascida na cidade da Horta, na freguesia da Matriz, em 1956, onde cresceu até aos 5 anos de idade, para se mudar em Lisboa com os pais, licenciou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Frequentou também alguns cursos de Formação de Atores da Escola Superior de Teatro e Cinema do Conservatório Nacional de Lisboa.
A sua estreia como atriz aconteceu em 1981 e entre 1986 e 1993 esteve sempre em cena no Teatro da Graça, onde interpretou peças de Fassbinder, Tenesse Williams, Edward Bond, Albee, Turgueniev, Galine, Tchecov, Gorki, Strindberg. Passou também pelo Teatro Monumental, pelo Politeama, pelo Teatro da Malaposta, pelo Teatro da Trindade, pelo Teatro de Almada e pelo Teatro Nacional.
Em 2009 recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Teatro pela interpretação na peça Vieira da Silva par Elle Même, que esteve em cena em 2008, o ano que se comemorou o centenário da pintora Maria Helena Vieira da Silva.
No seu currículo conta ainda com muitas outras distinções, como o Prémio Garrett, o Prémio da Crítica, o Prémio Atlântida, o Sete d’Ouro, o Troféu Nova Gente, uma Menção Honrosa do Prémio Palmira Bastos e António Silva, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, entre outros.
A televisão também tem sido uma parte importante da carreira da atriz, tendo participado em várias séries e novelas. Entre elas a produção de época Ricardina e Marta da RTP, Médico de Família da SIC, Amanhecer, Tempo de Viver, Deixa-me Amar, A Outra, Deixa Que Te Leve, Mar de Paixão, O Beijo do Escorpião, A Impostora, todas da TVI.
Fonte: Caras (adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.