Pedro Manuel Barata de Macedo Lima nasceu em Luanda a 20 de abril de 1971, antes de inciar na carreira na televisão, foi nadador olímpico na modalidade de natação, por Angola, tendo representado o país em 1988 e 1992.
Participou em vários competições, mas nunca passou das eliminatórias. Em 1988, participou nos 50 m Livres Masculinos (desclassificado), nos 100 m Livres Masculinos (62º posição) e nos 100 m Mariposa Masculinos (42º posição).
Em 1992, terminou em 43º aos 50 m Livres Masculinos e em 53º nos 100 m Mariposa Masculinos.
Entrou no meio artístico através de Ricardo Carriço na agência Central Models.
Iniciou-se em televisão na RTP2, na apresentação do programa Magacine sobre cinema.
Em 1997, enveredou-se no mundo representação e pela primeira vez na casa dos portugueses através das telenovelas com a primeira personagem Pedro Romero em A Grande Aposta, emitida na RTP1 entre 1997 e 1998, da autoria do já falecido Tozé Martinho e contracenava com a sua "amiga de longa data" Fernanda Serrano.
De seguida fez participações especiais no programa Herman Encíclopédia de Herman José e na sitcom Não Há Duas Sem Três protagonizadas por Julie Sargeant, Helena Laureano e Paulo Oomm.
Em 1998, integrou o elenco de Terra Mãe, a primeira novela de Rui Vilhena, onde deu vida a Diogo Monteiro Castro e contracenava com Paulo Pires (Álvaro) e Anabela Teixeira (Carla) que voltaria a faze um par romântico em Ajuste de Contas do falecido Francisco Nicholson em 2000 e de seguida em Os Lobos do mesmo autor, onde contracenava com António Pedro Cerdeira (no papel de gémeos Rui e Ricardo) fazia o par romântico com Ana Brito e Cunha.
Participou em algumas séries Não És Homem Não És Nada, Nós os Ricos da RTP e na SIC com Jornalistas e A Hora da Liberdade.
Na TVI catapultou-se em 1999 com Todo o Tempo do Mundo e desde então nunca mais parou.
De seguida participou numa das novelas de grande sucesso Olhos de Água de 2001, onde fazia par romântico com Sofia Alves que dava vida às gémeas Luísa Negrão e Leonor Serra.
Fez participações especiais em Super Pai (2001) e Anjo Selvagem (2002).
Em 2002 protagonizou O Último Beijo, telenovela adaptada na produção argentina que se tornou num grande flop, deu vida à personagem Afonso Melo onde formou o triângulo amoroso com São José Correia (Rita Montez) e Joana Seixas (Maria Fernandes).
Seguiram-se Coração Malandro (2003), a série Olá Pai, que não teve grande sucesso de audiências, “Queridas Feras”, Inspetor Max (2004), na segunda novela de Rui Vilhena Ninguém Como Tu em 2005 onde desempenhou a personagem Gabriel Paiva Calado, Fala-me de Amor (2006), “Ilha dos Amores” (2007), A Outra (2008) e Sentimentos (2009).
Em 2010, intepretou um dos papaís marcantes da sua carreira, o Tristão Moreno da novela Espírito Indomável que estar a ser reposta na TVI num formato série, onde fazia um par romântico com Sara Prata (Susana).
Mais recentemente protagonizou a novela Amar Depois de Amar em 2019.
No cinema participou em O Contrato, Second Life, Quarta Divisão, Eclipse em Portugal e A Uma Hora Incerta e no teatro em A Casa do Lago de Filipe Lá Féria e Os Vizinhos de Cima.
Integrava o que viria a ser o seu último trabalho, a novela Amar Demais da TVI, escrita por Maria João Costa que irá estrear em setembro e dava a vida a Gabriel Macedo, um político corrupto e formava triângulo amoroso com Fernanda Serrano (Vanda) e Dina Félix da Costa (Emília).
O alerta foi dado pela companheira, Anna Westerlund, às 08h36. As causas da morte ainda estão a ser investigadas pelas autoridades, tendo sido noticiada a hipótese de suicídio como a mais provável.
A autópsia revelou como causa de morte afogamento com ferimentos aparentemente auto-infligidos prévios à queda no mar.
Deixou cinco filhos: João Francisco, fruto de uma relação anterior com Patrícia Piloto, Ema (2004), Mia (2007), Max (10 anos) e Clara de 3 anos, com a modelo e ceramista Anna Westerlund com quem iria se casar no próximo ano.
Fonte: Wikipédia (adaptado)
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.