Como diz o provérbio "No Dia de S. Martinho, vai-se à adega e prova o vinho"
Este dia é uma das celebrações que marcam o Outono.
A lenda de São Martinho conta que certo dia, um dia um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo cheio de frio que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma ao mendigo. De reprente o frio parou e o tempo aqueceu. Este acontecimento acredita-se que tenha sido a recompensa por Martinho ter sido bom para com o mendigo.
A tradição do Dia de São Martinho é assar as castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do Verão anterior.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece. Este acontecimento é conhecido como o Verão de São Martinho.
Provérbios de São Martinho:
- "Por S. Martinho semeia fava e o linho."
- "Se o Inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho."
- "Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho."
- "No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho."
- "No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho."
- "No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho."
- "Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho."
- "Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho."
- "Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho."
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.