Os portugueses não gostaram muito do anúncio do boneco vodu do CR7 na Pepsi , de forma "ofensiva".
A imagem de um boneco amarrado numa linha de comboio com a camisola de Cristiano
Ronaldo na Seleção Nacional deixa a imagem da Pepsi "gravemente afetada" e
"hipoteca" o crescimento da marca em Portugal.«A imagem da marca fica gravemente afetada. O pedido de desculpas dado nas redes sociais, sendo correta, é tarde de mais. O mal está feito. Claro que estes fenómenos não têm a dimensão que as redes sociais aparentemente lhes dão, mas dito isso, acredito que muitas pessoas vão torcer o nariz da próxima vez que o empregado do restaurante lhes perguntar se pode ser Pepsi»,
afirmou Luís Pereira Santos, da McCANN Portugal, à agência Lusa.
Para este especialista, a Pepsi não é em Portugal uma «marca muito atrativa» e, com este episódio, poderá ter prejudicado em muito qualquer tentativa de aumentar o seu espaço no mercado português.
Já Tomás Froes, da MSTF Partners, lembrou que Cristiano Ronaldo é uma das maiores figuras globais e que a Pepsi irá de certeza ficar a perder com o spot utilizado na Suécia.
«Basta olhar para os 63 milhões de fãs que o Cristiano Ronaldo tem no Facebook e os 23 milhões da Pepsi para fazer as contas de quem terá ficado a perder e, claro, perceber que o problema da marca não será apenas em Portugal», referiu.
Para Tomás Froes, o grande beneficiado deste episódio deverá ser mesmo a Coca-Cola, o eterno rival da Pepsi na «guerra» dos refrigerantes.
«Se eu fosse o responsável pela Pepsi, os escritórios de todo o mundo estavam agora decorados com cartazes a dizerem think global act local [pensar global, atuar localmente]. E se eu fosse responsável pela Coca-Cola, o Cristiano Ronaldo estava no meu escritório agora, talvez para oferecer a cada português uma garrafa de Coca-Cola por cada golo que marcou», considerou.
Para já, a TAP Portugal, também através da sua página oficial do Facebook, foi uma das primeiras a reagir ao spot publicitário da Pepsi na Suécia e anunciou que está a ponderar "mudar de fornecedor".
Na terça-feira, Portugal venceu na Suécia por 3-2, em encontro da segunda mão dos play-offs europeus, e qualificou-se para a fase final do Mundial 2014, que vai decorrer no Brasil.
Já depois da vitória da seleção portuguesa, a página oficial da Pepsi Portugal no Facebook destacava que, sendo «o futebol conhecido pela paixão que inspira, a equipa sueca infelizmente foi mais longe do que devia», ao colocar aquele spot publicitário, e ainda mais dois que referenciavam o «esmagamento» de Cristiano Ronaldo antes do jogo, que decorreu em Solna.
Cristiano Ronaldo foi o autor dos três golos no jogo com a Suécia e também tinha marcado o único golo da primeira mão, na sexta-feira, em Portugal, numa vitória por 1-0.
Fonte: TVI24
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