Links de Redes Sociais, Data & Hora e Caixa de Pesquisa

    

domingo, 8 de dezembro de 2013

Morreu Nelson Mandela

Nelson Roilhlahla Mandela (1918-2013)

O primeiro Presidente negro da África do Sul morreu nesta quinta-feira, anunciou Jacob Zuma, Presidente sul-africano. O líder histórico da luta anti-apartheid tinha 95 anos.

Nelson Mandela, ex-presidente da República da África do Sul e Prémio Nobel da Paz, morreu esta quinta-feira, aos 95 anos. A notícia da morte foi dada a conhecer em declaração ao país pelo Presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Mundo reage: veja os vídeos
«Ele partiu, ele foi-se pacificamente na companhia da família», afirmou Jacob Zuma. «Ele agora descansou, ele agora está em paz. A nossa nação perdeu o seu maior filho. O nosso povo perdeu o seu pai», declarou o Presidente. «Ele está agora em paz», acrescentou.
«A nossa nação perdeu o maior dos seus filhos», disse Zumba em comunicação ao país.

Luto de dias e povo com direito a despedir-se de Madiba
«Madiba», nome carinhoso pelo qual era conhecido entre os sul-africanos, tinha sido hospitalizado por várias vezes ao longo dos últimos anos e morreu depois de o seu estado de saúde se ter agravado. Mandela ficou hospitalizado pela última vez de junho a setembro devido a uma infeção pulmonar. Nelson Mandela deixou o hospital e estava agora em casa.

Herói da luta contra o Apartheid, ex-líder do Congresso Nacional Africano (ANC) e Prémio Nobel da Paz, Nelson Mandela deixa um legado de paz, coragem e união à África do Sul e ao mundo.

«O nosso querido Madiba vai ter um funeral de Estado», pormenorizou o presidente sul-africano, anunciando que a bandeira do país vai estar a meia-haste a partir de sexta-feira e até às suas exéquias.

Filhas de Mandela souberam que tinham morrido durante a estreia do seu filme
As duas filhas mais novas do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, souberam que seu pai tinha morrido durante a estreia do filme "Mandela: Long walk to freedom" em Londres, informou nesta sexta-feira (6) a Fundação Nelson Mandela.
O filme, que estreou na África do Sul na semana passada, relata a vida do ex-presidente sul-africano.
"Elas [as filhas] receberam a notícia da morte de seu pai durante a projeção e deixaram o cinema imediatamente", disse a organização.
Entre os presentes na estreia do filme estava o príncipe William da Inglaterra, neto da rainha Elizabeth II, e sua mulher a duquesa de Cambridge, Kate Middleton.
O atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, comunicou em um discurso na rede de televisão e rádio pública que Mandela morreu ontem, quinta-feira, às 20h50 locais em companhia de sua família.
"Morreu em paz, nossa nação perdeu o maior de seus filhos e um pai", informou Zuma às 0h50 locais desta sexta-feira.

Leia aqui a autobiografia de Nelson Mandela

Fontes: TVI24/CBSFoz

Mais informação em: 
Centro da Memória de Nelson Mandela: http://archives.nelsonmandela.org/


Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.