O socialista José Leonardo venceu na noite eleitoral o seu segundo mandato para a presidência da Câmara Municipal da Horta, assim derrotando a coligação Acreditar no Faial do PSD/CDS-PP liderado pelo oficial da polícia Carlos Ferreira.
O candidato do PS, José Leonardo Silva na sua campanha "Juntos Vencemos Desafios", que exerceu as funções de vice-presidente do município no mandato 2009-2013, e de Presidente da Autarquia entre 2013-2017 pediu aos faialenses que votassem de forma a avaliar o seu trabalho dos últimos 4 anos. Pediu e venceu pela segunda vez consecutiva na corrida à Câmara Municipal da Horta com um resultado de 47.08% dos votos, baixo do que 52,43% em 2013.
“A vitória desta noite é uma vitória da democracia, uma vitória da ilha do Faial, que respeita, acima de tudo, os princípios da Lealdade e do Compromisso. A todos os que nos apoiaram e a todos quantos integraram as nossas equipas, um agradecimento especial pelo vosso empenho e pela vossa dedicação à nossa ilha” disse José Leonardo Silva.
O Partido Socialista do Faial mantém assim os 4 vereadores, José Leonardo Silva, Luís Botelho, Ester Pinto Pereira e Filipe Menezes para a Câmara da Horta. No entanto, não conseguiu vencer para a Assembleia Municipal.
A coligação "Acreditar no Faial" (PPD/PSD e CDS-PP), liderado por Carlos Ferreira não obteve a sua liderança no Município, somou apenas 42.81% dos votos e elege 3 vereadores, Carlos Ferreira, Estêvão Gomes, Sandra Goulart.
A advogada Teresa Ribeiro, candidata da coligação PSD/CDS-PP para a Assembleia Municipal venceu com maioria.
Do restantes partidos derrotados na noite eleitoral, a coligação CDU (PCP-PEV), liderada por Paula Decq-Mota teve 4,79% por cento dos votos, mas não conseguiram elegem o vereador e o Bloco de Esquerda, liderado por Mário Moniz por 1,46%, ficando fora da vereação.
Pela primeira vez o PAN, liderado por Hugo Rombeiro não foi além dos 1.84% dos votos, mas elegeu uma deputada.
Nestas autárquicas 2017, na ilha do Faial, contaram-se 100 (1.22%) votos brancos e 66 (0.80%) nulos e a abstenção foi de 36,84% dos votos.
Fonte: Rádio Faial (adapatado)
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.