Faz precisamente 15 anos, a 25 de janeiro de 2004, em que o Benfica jogava o Campeonato Português com o Vitória de Guimarães por 1-0 no estádio D.Afonso Henriques, quando sem nada o fizesse prever com uma morte súbita e trágica de um jogador transmitida em direto na televisão. O avançado húngaro Miklós Fehér morreu aos 24 anos vítima de uma paragem cardiorrespiratória cuja o seu o último sorriso a meio de um jogo após estar 30 minutos em campo antes de cair no relvado e deixou o país e o mundo do desporto em estado de choque.
Orsi Fehér, modelo e ex-apresentadora do Fama Show é irmã de Miklós e teve uma relação com o treinador espanhol Quique Flores. |
Após o presidente do clube, Pinto da Costa se ter desentendido com o agente do jogador, Fehér negou-se a cortar relações com o seu agente e abandonou o clube como "Persona non grata". Foi para Lisboa tendo assinado pelo Benfica, onde marcou por oito vezes em 30 partidas.
No dia 25 de Janeiro de 2004, o Benfica viajou até Guimarães. O jogo estava a ser transmitido em directo na televisão e o Benfica ganhava por 1-0. Após uma jogada mais dura (o cartão amarelo foi mostrado porque Miki tentou impedir um lançamento lateral ao jogador adversário) Fehér recebeu um cartão amarelo, tendo de seguida sentindo-se mal acabando por cair inanimado no campo. Os médicos e colegas aperceberam-se de imediato que tinha sofrido uma paragem cardíaca, e o seu colega Sokota tirou-lhe a língua da garganta com as suas próprias mãos para que Miki não sufocasse imediatamente, tendo de seguida sido submetido a manobras de reanimação, nesta altura todo o estádio já se tinha apercebido da gravidade da situação. Uma ambulância entrou no campo para transportar o jogador para o hospital. A sua condição física foi acompanhada ao longo do dia pelos media portugueses, e antes da meia noite a morte de Fehér foi confirmada. O médico legista mais tarde anunciou que Fehér morreu devido a uma fibrilação ventricular devido a uma cardiomiopatia hipertrófica.
Em sua memória, o Benfica retirou o número 29 usado por ele, sendo que este número nunca mais será utilizado por um jogador do Benfica.
Apesar de Fehér ter deixado o FC Porto para os rivais de Lisboa, após a sua morte, Reinaldo Telles (director) e José Mourinho (treinador), prestaram a sua homenagem no Estádio da Luz, onde o seu corpo esteve.
Miki Fehér foi homenageado com uma estátua no Estádio da Luz. |
Fonte: Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.