Links de Redes Sociais, Data & Hora e Caixa de Pesquisa

    

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Homenagem a Miklós Fehér (1979-2004) - "O benfiquista que morreu no relvado»

Faz precisamente 15 anos, a 25 de janeiro de 2004, em que o Benfica jogava o Campeonato Português com o Vitória de Guimarães por 1-0 no estádio D.Afonso Henriques, quando sem nada o fizesse prever com uma morte súbita e trágica de um jogador transmitida em direto na televisão. O avançado húngaro Miklós Fehér morreu aos 24 anos vítima de uma paragem cardiorrespiratória cuja o seu o último sorriso a meio de um jogo após estar 30 minutos em campo antes de cair no relvado e deixou o país e o mundo do desporto em estado de choque.
Resultado de imagem para orsi feher
Orsi Fehér, modelo e ex-apresentadora
do Fama Show é irmã de Miklós e teve uma
relação com o treinador espanhol Quique Flores.
Miklós Fehér era mais conhecido como Miki foi atacante da seleção nacional húngara. Começou por jogar num clube da sua cidade natal, o Gyõri ETO FC, tendo sido o Benfica o ponto alto da sua carreira. Era irmão da ex-apresentadora do Fama Show e modelo Orsi Silva Fehér. Foi visto pela primeira vez pelos olheiros do FC Porto ainda quando jogava no seu país pelo Győri ETO FC. Assinou contrato em 1998 mas nunca se conseguiu impor na equipa, como ainda era jovem foi emprestado para ganhar experiência. Juntou-se a outro clube da cidade do Porto, o Salgueiros. Teve uma época mediana, mas foi novamente transferido, desta vez para o Braga, onde teve a sua melhor época, tendo marcado 14 golos em 26 partidas.

Após o presidente do clube, Pinto da Costa se ter desentendido com o agente do jogador, Fehér negou-se a cortar relações com o seu agente e abandonou o clube como "Persona non grata". Foi para Lisboa tendo assinado pelo Benfica, onde marcou por oito vezes em 30 partidas.

No dia 25 de Janeiro de 2004, o Benfica viajou até Guimarães. O jogo estava a ser transmitido em directo na televisão e o Benfica ganhava por 1-0. Após uma jogada mais dura (o cartão amarelo foi mostrado porque Miki tentou impedir um lançamento lateral ao jogador adversário) Fehér recebeu um cartão amarelo, tendo de seguida sentindo-se mal acabando por cair inanimado no campo. Os médicos e colegas aperceberam-se de imediato que tinha sofrido uma paragem cardíaca, e o seu colega Sokota tirou-lhe a língua da garganta com as suas próprias mãos para que Miki não sufocasse imediatamente, tendo de seguida sido submetido a manobras de reanimação, nesta altura todo o estádio já se tinha apercebido da gravidade da situação. Uma ambulância entrou no campo para transportar o jogador para o hospital. A sua condição física foi acompanhada ao longo do dia pelos media portugueses, e antes da meia noite a morte de Fehér foi confirmada. O médico legista mais tarde anunciou que Fehér morreu devido a uma fibrilação ventricular devido a uma cardiomiopatia hipertrófica.


Em sua memória, o Benfica retirou o número 29 usado por ele, sendo que este número nunca mais será utilizado por um jogador do Benfica.

Apesar de Fehér ter deixado o FC Porto para os rivais de Lisboa, após a sua morte, Reinaldo Telles (director) e José Mourinho (treinador), prestaram a sua homenagem no Estádio da Luz, onde o seu corpo esteve.

Resultado de imagem para miklos feher homenagem
Miki Fehér foi homenageado com
uma estátua no Estádio da Luz.

Fonte:
Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.