Links de Redes Sociais, Data & Hora e Caixa de Pesquisa

    

terça-feira, 2 de março de 2021

«Contra Informação» (RTP, 1996-2010) | Memórias da TV » Os Tesourinhos do Cantinho

Tornou-se uma referência na sátira e crítica social, politica e desportiva e que atualmente está de regresso. No espaço Memórias da TV, nesta rubrica, recordamos um dos melhores programas de humor mais populares da televisão portuguesa, que deu muito que falar... para o boneco.

Contra Informação foi transmitida pela RTP a 29 de abril de 1996 e 09 de dezembro de 2010,, produzida pela Mandala e criada pelas as Produções Fictícias de Nuno Artur Silva, composto por guionistasJosé de Pina, Rui Cardoso Martins, o terceiro elemento passou de João Quadros, ao ainda desconhecido Eduardo Madeira, até ser estabilizado por Filipe Homem Fonseca.

O formato de sátira política, social, cultural e desportiva cuja a duração de 5 a 20 minutos, eram protagonizados por bonecos de latéx que caricaturavam de forma grotesca figuras da sociedade portuguesa e internacional e conquistou rapidamente o público português, durante quase 15 anos em antena na RTP1 e não só, mas também na RTP África, RTP Internacional, RTP Açores e RTP Madeira, tendo já sido emitido em diversos horários, perto do Telejornal, em intervalos de jogos de futebol ou de galas especiais.
O programa contava com 200 bonecos e com mais de 170 sátiras
a pessoas, marcas, jornais, revistas, canais e programas de TV.



Personagens/Bonecos e Frases

Toneca Guterres (António Guterres)
"É a vida!"

Marques Pentes (Marques Mendes)
"Ganda Noía"

Ferrenho Gomes (Fernando Gomes)
"Ai carago, não carago!"

Bimbo da Costa (Pinto da Costa)
"Bobi, Tareco, busca, busca, mata, mata! Penso eu de que..."

Major Valentão (Valentim Loureiro)
"Quantos são! Quantos são! Venham todos que eu não tenho medo de ninguém!"

Professor Martelo (Marcelo Rebelo de Sousa)
"São vinte valores, vinte valores!"

Jorge Coelhone (Jorge Coelho)
"Os independentes são muitos imprevisivéis"

Seja Franco (Sousa Franco)
"Seus Prevericadores"
Aspirina Moura (Pina Moura)

Paulo Tortas (Paulo Portas)
"Os Portugueses conhecem-me!"

Luís Pobre Guedes (Luís Nobre Guedes)
"Força, avança, estou contigo, vamos embora"

Furão Barrosso (Durão Barroso)
"Eu vou ser primeiro-minstro. Oh diacho acho não vim preparado pr'a isto"

Santana Flopes (Santana Lopes)

Luís Filipe Às Vezes (Luís Filipe Menezes)

Tem Dias Loureiro (Dias Loureiro)

Acabado Silva/Regressado Silva (Cavaco Silva)
"Nunca me engano e raramente tenho dúvidas!"

Mário Só Ares (Mário Soares)
"Bem... o Sr. sabe que..."

João Só Ares (João Soares)

Manuel Triste (Manuel Alegre)
"A mim ninguém me cala!"

Maria de Ninguém (Maria de Belém)

Adalberto João da Madeira (Alberto João Jardim)

António Posta (António Costa)

José Rodrigues dos Prantos (José Rodrigues dos Santos)

Manuela Boca Gags (Manuela Moura Guedes)

Mania Elisa (Maria Elisa) e Júlio Resíduo (Júlio Isídro)

Armando José (Herman José)

Tristeza Guilherme (Teresa Guilherme)
"Isso não intressa nada!"

Agarra-Te/ A Gata (Ágata)

Xalana Gusmão (Xanana Gusmão)

"Este governo pisca o olho à direita, governa contra os trabalhadores e está a entregar o país ao grande capital estrangeiro e às famílias Melro e Champolimão e pratica a política do quero, posso e mando!"
Cassete Carvalhas (Carlos Carvalhas)

"O Alentejo ainda há-de ser nosso outra vez!"
Dona Odete (Odete Santos)

Padre Vitor Malícias (Padre Vítor Melícias)

Zorro Rodrigues (Ferro Rodrigues)

Peixeiro Pereira (Pacheco Pereira)

Cassete Cunhal (Álvaro Cunhal)
"Olhe que não, olhe que não!"

D. Duarte Tio (D.Duarte Pio)
"Ó Isabelinha"

Lili Caraças (Lili Caneças)
"Estar vivo é o contrário de estar morto"

Francisco Trotskã (Fracisco Louçã)

Nojeira Salazar (António Oliveira Salazar)

João Vale Tudo (João Vale e Azevedo)

Jorge Artur (Artur Jorge)
"Perfeitamente normal"

Manuel Amásio (Manuel Damásio)
"Estão me atacar, atacar, atacar"

Octávio Malvado (Octávio Machado)
"Vocês sabem do que eu estou a falar"

Sabia Que... Factos & Curiosidades

  • A série de marionetas foi largamente inspirado no clássico britânico Spitting Image, criado por Roger Law e no Les Guignols de l'info do Canal+ em França, que serviram de base formatos semelhantes em vários países tais como Espanha (Las Noticias del Guiñol), Alemanha (Hurra Deutschland), Rússia (Kukly), Austrália (Rubbery Figures), Itália, Grécia, Suíça, Japão, Brasil (Agildo no País das Maravilhas e Cabaré do Barata apresentado pelo ator Agildo Ribeiro) e África do Sul (ZA News).
Resultado de imagem para spitting imageResultado de imagem para les guignols de info
  • Antes de se estrearem na RTP, o Contra-Informação surgiu pela primeira vez numa rubrica radiofónica intitulada Pasteís de Belém da TSF, de seguida os bonecos passaram inicialmente na SIC em 1992, no Jornalouco onde tinha duas designações Desculpem Qualquer Coisinha e o formato semanal Cara Chapada, mas sem sucesso.

  • Um dos escultores e caricaturistas principais do Spitting Image, o argentino Pablo Bach é o responsável de mais centenas bonecos para o Contra Informação.
  • O Contra Informação lançou grandes nomes talentosos através pelas vozes dos bonecos tais como António Machado, Bruno Ferreira, o "homem das mil vozes" e violoncelista João Canto e Castro, o malogrado Rui Pimpão que também manipulava os bonecos, Mila Belo, o realizador de rádio Armando Carvalhada, o músico Novo Gimba, a atriz Luísa Cruz, a cantora Isabel Campelo e o açoriano João Gamboa.
Resultado de imagem para contra informaçao vozes
Os atores e humosistas Bruno Ferreira e António Machado ficaram conhecidos
através das vozes dos bonecos do Contra Informação.
Nesta imagem, o programa satírico foi recordado em 2018 na rubrica Agora, Memórias de
  Serenella Andrade no programa Agora Nós.
  • O fenómeno de popularidade era tanta e o Contra Informação teve alguns momentos mais marcantes, inusitados e outros que geraram polémica dentro e fora do programa:
Nos primeiros tempos, a série de humor foi criticado pela paródia aos programas da BBC. Ainda em 1996, a RTP começou a receber ultimatos que iriam bloquear as transmissões de futebol na emissora, caso não terminassem com o programa até ao final do ano. No entanto, uma defesa do diretor de programas (na época, Joaquim Furtado), posteriormente, resolveu esse problema e apoiou o seu programa.

O presidente do F.C. Porto Pinto da Costa admitia que achava piada ao seu boneco, a filha, o cão e o gato, onde surgiu o Bobby e o Tareco.

Durante o final do Telejornal em 1997, o verdadeiro pivô José Rodrigues dos Santos encerrava o principal bloco notícioso da RTP, ao lado do seu "irmão gémeo", o boneco José Rodrigues dos Prantos com as suas orelhas grandes.

Os bonecos da Mandala participaram em 1999, na conceituada iniciativa solidária Pirilampo Mágico.
Resultado de imagem para pirilampo magico 1999

O Ministro do Equipamento no governo de António Guterres, na altura, Jorge Coelho, fez uma visita a Cabo Verde onde foi apelidado de "Coelhone".

A 12 de janeiro de 2001, foi transmitido, um especial das eleições presidenciais, que gerou polémica entre políticos e espetadores. O assunto acabou por chegar à Alta Autoridade para a Comunicação Social (atualmente, ERC), onde o programa foi acusado de abstenção. Posteriormente, a RTP entregou uma gravação do programa para ser analisada pela autoridade e a deliberação acabou aprovada.

A 1 de janeiro de 2002, antes da transmissão de Mensagem de Ano Novo do Presidente da República, desta feita a mensagem foi alinhado ao sósia Jorge Compaio. O próprio na altura Jorge Sampaio, naturalmente não gostou e a estação pública já pediu desculpas.

Em 2002, a jornalista Aberta Marques Fernandes entrevistou um dos bonecos entre os quais o "João Só Ares" (João Soares), no espaço informativo Bom Dia Portugal.
Dom. Duarte Tio (Dom Duarte Pio) e Lili Caraças (Lili Caneças) marcaram presença na gala dos Globos de Ouro emitido na SIC a 24 de maio de 2004, em momentos de humor.

Os bonecos foram entrevistado em 2003 nas primeira edições do jornal satírico O Inimigo Público em parceira com o Público, Produções Fictícias e Farol de Ideias.

A televisão estatal transmitu um episódio em novembro de 2004, um sketch que satirizava o famoso filme da Disney que mostrava Pedro Santana Flopes e Paulo Tortas mascarados das personagens Shrek e Fiona, foi abruptamente interrompido devido a um problema técnico, levantando suspeitas de que poderia haver censura no programa.

Durante uma cerimónia oficial da Estratégia Nacional para a Energia até 2020 que ocorreu no Pavilhão de Portugal em março de 2010, o primeiro minstro na altura José Socrates foi apresentado como "José Trocas-Te", o nome do seu boneco. O autor da gaffe era Paulo Gomes, o responsável pelas vozes a um dos bonecos desta popular série de humor, e realizou, por diversas vezes, a apresentação de eventos oficiais.

Participaram na série portuguesa de humor da mesma produtora Mandala intitulada Sagrada Família, emitida na RTP em 2011, no episódio Quando o juizo não tem cabeça.

  • O formato conquistou em vários prémios entre os quais nos Globos de Ouro de 1996 na categoria de Melhor Programa de Ficção e Comédia que nas seguintes edições foi indicada 8 vezes e nos Prémios Bordalo de Imprensa em 2000.
  • Para além do Contra Informação, o formato satírico teve formatos derivados:
Contra Culinária, uma série de 30 programas apresentado pelo chef "Mário Modesto" e as receitas foram inventadas pela falecida Redonda Simões de Almeida, conhecida como "Dona Redonda".



Contra Culinária foi editado em livro pela TV Guia Editora em 1997.

Contra Zapping, concurso diário da RTC (Radiotelevisão Comercial), inserido nos intervalos, apresentado pelo boneco "Abreu" que oferecia prémios a quem estivesse atento à publicidade.


O Contra Informação ganhou um formato semanal de sátira desportiva intitulado Bar da Liga, gravada ao vivo no Albacora Bare, junto à Torre de Belém. Foi emitida inicialmente em 1998  Domingo Desportivo, que antecendo a série Contra Selecção de 1997 e passou para às quartas feiras em horário nobre entre setembro de 1999 até ser integrado dentro do Contra Informação no final de novembro de 2001.



Os Novos Lusíadas, série de 3 episódios que satirizava à epopeia dos Lusíadas imortalizado por Luis Vaz de Camões emitido na RTP1 e na RTP2 em 2002.
  • O Contra Informação teve uma adaptação para a rádio na RDP entre 1997 a 2001.
  • Em maio de 2000, comemorou a 1000ª edição do programa com um livro e um documentário intiulado Ser do Contra (Parte 1 e Parte 2).
O livro Ser do Contra editado pelo Círculo de Leitores e era da autoria de Paula Mascarenhas, curiosamente que escreveu a telenovela A Lenda da Garça emitida pela RTP entre 1999 a 2000.


  • Foram lançados cassetes de VHS, um CD inspirado no famoso disco Sgt. Pepper`s Lonely Hearts Club Band dos Beatles com o título S. Bento`s Bonecada Club Band em 2003, um DVD com os melhores momentos Contra Best Of  em 2005 e um livro de fotografias celebrando os 10 anos intitulado Álbum do Contra em 2006.
  • Dez anos depois da estreia, o programa perdeu influência e passou a ser semanal a 19 de janeiro de 2007, com um novo formato, perdendo a metade do nome de Contra e em setembro de 2008 voltou ao seu nome antigo de Contra Informação.

  • Infelizmente, o Contra Informação chegou ao fim a 9 de dezembro de 2010, depois da RTP de não ter renovado o contrato com a produtora Mandala para o próximo ano.
  • O programa regressou a 5 de março de 2013 à televisão, desta vez, na SIC Notícias e na SIC Radical, sob o nome de ContraPoder, que terminou rapidamente em outubro do mesmo ano.

  • Os bonecos do Contra voltaram pela última vez em novembro de 2014, desta vez na internet, no SAPO e no MEO Kanal com o nome de Os Bonecos (ver aqui), que também terminou em janeiro de 2015. Três meses depois, a produtora Mandala acabou de ir à falência após o chumbo de revitalização.

  • A série passou a ser reposta na RTP Memória em outubro de 2015 com as emissões dos anos 90 e as constantes repetições geraram polémica nas redes sociais aos telespetadores, porque os episódios dos anos 2000 nunca repetiram. Contudo, os restantes episódios da série encontram-se disponível no portal RTP Arquivos.

  • Seis anos depois da sua ausência, os bonecos do Contra Informação regressaram a 01 de março de 2021 com uma nova série intitulada Do Contra, desta vez produzida pela MauMauMia e encontra-se disponível no portal SAPO e na televisão através do MEO.

  • Fontes: Wikipédia, Correio da Manhã e Diário de Notícias (adaptado)

    Mais informação em:
    Sites do Contra Informação na RTP no Internet Archive: www.rtp.pt/wportal/sites/tv/contra/  e ww1.rtp.pt/wportal/sites/tv/contrainformacao/
    Episódios no Arquivo da RTP: arquivos.rtp.pt/programas/contra-informacao/
    Blog do caricaturista Pablo Bach: pablobach.blogspot.com

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.