Papa Francisco I é o 266º papa e sucessor de Bento XVI |
O novo Papa iguala assim a eleição do seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI, também ele eleito ao segundo dia após quatro votações.
A identidade do escolhido e o nome apostólico que escolheu foram conhecidos quando o nome de Jorge Mario Bergoglio, o novo líder de milhões de católicos que escolheu o nome de Francisco I, foi anunciado na varanda da Basílica de São Pedro.
De seguida, foi o próprio Francisco I que surgiu perante a imensa multidão reunida na Praça de São Pedro para dar a sua bênção “Urbi et Orbi”, à cidade e ao mundo. Não o fez, no entanto, sem antes se recolher em oração na Capela Paulina.
O sucessor de Bento XVI e que nos próximos anos vai calçar as "Sandálias do Pescador" foi eleito na quinta voltação, segunda da parte da tarde desta quarta-feira.
O conclave dos 115 cardeais reuniu-se desde terça-feira com a missão de escolher o sucessor de Bento XVI, que resignou ao papado no dia 28 de fevereiro.
É a primeira vez nos últimos 600 anos que coexistem um Papa Emérito com um Sumo Pontífice. É também o primeiro Papa Jesuíta a ocupar a cadeira de S. Pedro.
Biografia do novo Papa Francisco I
Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, Argentina, nasceu em 17 De dezembro de 1936 em Buenos Aires. Foi ordenado pelos Jesuítas em 13 de dezembro de 1969 durante os seus estudos teológicos na Faculdade Teológica de São Miguel. Foi mestre novice em São Miguel onde também ensinou teologia. Foi Provincial para a Argentina (1973-1979) e reitor da Faculdade de Teologia e Filosofia de São Miguel (1980-1986). Após completar a dissertação doutoral na Alemanha serviu como confessor e diretor espiritual em Córdova.Em 20 de maio de 1992 foi nomeado Bispo de Auca e Auxiliar de Buenos Aires, recebendo a consagração episcopal em 27 de junho. A 3 de junho de 1997 foi nomeado Arcebispo coadjuvante em Buenos Aires Buenos Aires e sucedeu ao Cardeal António Quarracino em 28 fevereiro de 1998. Relator geral adjunto da 10ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos em outubro de 2001.Presidente da Conferência de Bispos da Argentina de 8 de novembro de 2005 até 8 de novembro de 2011. Proclamado Cardeal pelo Papa João Paulo II no consistório de 21 de fevereiro de 2001 com o título.
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.