Nuno Miguel Ventura Prazeres Graciano nasceu a 14 de dezembro de 1968.
Estudou Ciências de Desenvolvimento e Cooperação. Tanto na Universidade Moderna de Lisboa, com o cargo de vice-presidente da Associação Académica, como na escola secundária, foi líder associativo.
Aos 18 anos, teve uma breve passagem pelo mundo da moda.
Carreira na televisão
A sua estreia televisiva aconteceu na TVI em 1993 como assistente no programa Queridos Inimigos, apresentados pelo falecido Rogério Samora e Margarida Reis, mas foi como apresentador se estreou em 1994, no Doutores e Engenheiros ao lado de Mila Ferreira e em 1995 apresentou o Televisto ao lado de Julie Sargeant.
Com Carla Caldeira na capa da revista Maria de 1995. |
Em 1998, mudou-se para a RTP, onde apresentou ao lado de Serenela Andrade com o Há Horas Felizes em substituição de Isabel Angelino, Santa Casa, em 2000 estreou-se a solo no programa No Limite e fez umas participações especiais nas séries Milionários à Força (2001) e Fábrica de Anedotas (2002) protagonizadas por Fernando Mendes.
Voltou à TVI em 2002 com o seu primeiro programa de apanhados intitulado Apanhados da Bola, cuja os protagonistas as estrelas do futebol e o Apanhadíssimos em 2003 com figuras públicas.
Em 2004, mudou-se para a SIC onde permaneceu durante 8 anos em inúmeros programas como Flagrante Delito ao lado de Nuno Eiró, Não Há Crise (2008) e Tás Aqui Tás Apanhado ao lado de Sofia Cerveira e entre 2006 e 2009, o talk-show da tarde Contacto ao lado de Rita Ferro Rodrigues e posteriormente com a Maya, onde ficou conhecido como "Tio Careca", em 2009 foi co-apresentador do SIC ao Vivo, em 2010 apresentou o concurso Mesmo a Tempo e entre 2010 e 2011 apresentou o Companhia da Manhãs, em substituição de Francisco Menezes.
Em 2013, mudou-se para a CMTV, ao lado da Maya com o Manhã CM (inícialmente designado Despertar CM) e o programa de apanhados Cem Maldades com Marta Viveiros. Contudo, Nuno Graciano foi afastado do canal do grupo Cofina em 2016.
Em 2019, Graciano abraçou um novo desafio, fora dos canais generalistas no Canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol, ao apresentar o programa O Meu Clube.
Em 2022, regressou novamente à TVI como concorrente do Big Brother Famosos apresentado por Cristina Ferreira e e foi repórter convidado do programa Somos Portugal.
Em 2023 foi comentador do reality show A Ex-Periência no programa Dois às 10 e no último projeto televisivo no TVI Extra, apresentado por Flávio Furtado.
Carreira Musical
A convite do cantor Emanuel, Nuno Graciano teve carreira única na música, formando dupla com Nuno Eiró, os Nunos e Nunettes, cuja o álbum editado em 2010 intitulado Pimba Chique.
Vida Política
Em 2021, a convite de André Ventura, teve uma breve incursão pela política ao ser cabeça de lista do partido CHEGA à Camara Municipal de Lisboa que não ganhou.
Seis meses depois, negou no Big Brother Famosos 2022 ter pertencido ao CHEGA, tendo explicado que nunca fora “filiado do partido” e que apenas se candidatara devido à “possibilidade de trabalhar com pessoas” e para estar “ao serviço do povo”.
Vida Pessoal
Nuno com os seus quatro filhos. |
Nuno Graciano casou-se primeiro com Patrícia Chester com quem teve dois filhos Gonçalo de 25 anos, Tomás de 21 e de seguida com Bárbara Elias com quem teve duas filhas Matilde de 17 anos de Maria de 13 anos.
Com a Bárbara Elias, na altura quando estava grávida da Matilde, na capa da revista TV Guia em 2006. O casal separou-se em 2018. |
Nuno Graciano faleceu a 07 de dezembro de 2023, aos 54 anos de idade, vítima de um AVC, depois de ter estado em coma, na unidade de cuidados intensivos com "prognóstico reservado", após de ter sido encontrado inconsciente na casa de banho de um café em Cascais, três dias antes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.