Links de Redes Sociais, Data & Hora e Caixa de Pesquisa

    

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

ESPECIAL OCa: Revista do Ano 2021 |» Sabia Que... Factos & Curiosidades

O ano 2021 está a chegar ao fim e o especial do blogue O Cantinho do André através da rubrica Sabia Que... Factos & Curiosidades, selecionamos em revista alguns dos factos e os acontecimentos deste ano que ficará marcado pela pandemia da Covid-19 que continua afetar o país e o mundo e sobretudo também pela vacinação.

Acontecimentos nacionais

O chumbo do Orçamento do Estado para 2022
A 12 de outubro, já depois do Bloco anunciar o voto contra o Orçamento do Estado para 2022, o PCP fazia o mesmo. Tal como estava, o texto do Governo teria chumbo certo dos comunistas. Um dia depois, o Presidente da República dramatiza o cenário e avisa que um Orçamento chumbado conduziria “muito provavelmente” à dissolução do Parlamento e a eleições legislativas antecipadas. As negociações entre o Governo e os parceiros de esquerda continuaram, com acusações mútuas de que ninguém cedia e com o primeiro-ministro a fazer vários anúncios de última hora - creches gratuitas, aumento do Salário Mínimo Nacional, aumento extraordinário das pensões logo a 1 de janeiro - que de nada valeram. Era o fim da Geringonça. O Orçamento foi chumbado a 27 de outubro, o Parlamento dissolvido a 5 de dezembro e as legislativas estão marcadas para 30 de janeiro.

A reeleição do presidente Marcelo
A 24 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa é reeleito Presidente da República com 60,70%. Conseguiu mesmo subir em cerca de oito pontos a percentagem de votos com que foi eleito para o primeiro mandato, em 2016. Em plena pandemia, e ao seu estilo, fez a primeira ação de campanha ao sexto dia do período oficial. Conduziu o próprio carro, sem comitiva, fazendo de candidato e assessor de imprensa, abdicando dos tempos de antena, mas a fazer debates com cada um e com todos os outros candidatos. Marcelo assumiu-se, perante André Ventura, da direita social contra a direita do medo, e marcando a diferença para as candidatas Ana Gomes e Marisa Matias, dizendo que os populismos e os extremismos se vencem no combate de ideias e não na secretaria, com proibições.

O agravamento da pandemia e o reforço da vacinação
 
Portugal aliviou as restrições no Natal de 2020 e a fatura chegou pouco depois: terceira vaga e pico da pandemia de Covid-19. O país entra em confinamento geral e as escolas encerram. A 28 janeiro, o pior dia desde a chegada do coronavírus: 303 mortes e 16.432 novos casos. Passada a fase mais grave, as restrições começam gradualmente a ser levantadas, a 15 de março, num plano a quatro fases, com concelhos a diferentes velocidades. No final de junho, novo agravamento e o Governo trava o desconfinamento. Antes, começam a ser emitidos os Certificados Digitais Covid. A variante Delta torna-se dominante e Portugal entra na quarta vaga da pandemia. As medidas, combinadas com o plano de vacinação liderado por Gouveia e Melo, começam a surtir efeito e é anunciada a “libertação” das restrições, ao ritmo da inoculação. Em outubro, arranca a última fase de desconfinamento e os portugueses voltam a dançar nas discotecas, pela primeira vez desde o início da pandemia, e regressam aos estádios. A quinta vaga e a variante Ómicron chegam em novembro. Os casos e as mortes diárias sobem, mas nada comparado com o que acontecia há um ano. Em dezembro, nova situação de calamidade com algumas restrições e, depois das festas, haverá uma “semana de contenção” no início de 2022. A pandemia já provocou mais de 18.600 mortos e um milhão e 200 mil casos em Portugal.

O polémico atropelamento mortal na A6 ditou á demissão de Cabrita
 
O ministro da Administração Interna anunciou a 3 de dezembro a demissão do cargo. Eduardo Cabrita “cai” na sequência do acidente de viação na A6, a 18 de junho, que vitimou fatalmente um trabalhador. A saída surge poucas horas depois de o Ministério Público ter acusado o motorista do ministro de homicídio por negligência, dado que conduzia a 166 km/h. Quanto a eventuais responsabilidades próprias, Cabrita disse que era “um passageiro” na altura do acidente. Foi chumbada uma comissão de inquérito no Parlamento, mas estão abertos três inquéritos. A indemnização não foi ainda determinada. A família da vítima (mulher e duas filhas) vive com 260€ de pensão de sobrevivência e 638€ da companhia de seguros.

A fuga e a detenção de João Rendeiro

A mentira tem perna curta. O ditado teve confirmação com a detenção de João Rendeiro, que fugiu em setembro, mas “não chegou” ao Natal. O antigo presidente do BPP foi detido a 11 de dezembro, num resort de luxo na África do Sul. Rendeiro andava fugido depois de condenado por três vezes e no final de novembro, em entrevista à CNN Portugal, afastava a possibilidade de regresso a Portugal “pelos próprios pés”, a menos que fosse ilibado ou indultado pelo Presidente da República. As autoridades portuguesas tentam agora extraditar o antigo homem forte do BPP para cumprir a pena de prisão pelos seus crimes.

O julgamento e a queda da corrupção na Operação Marquês
O juiz de instrução Ivo Rosa decidiu levar a julgamento cinco dos 28 arguidos da Operação Marquês e deixou cair as acusações de corrupção. Além do antigo primeiro-ministro José Sócrates, foram pronunciados o empresário Carlos Santos Silva, o ex-presidente do BES Ricardo Salgado, o antigo ministro Armando Vara e o ex-motorista de Sócrates João Perna. "Especulação", "incoerência" e "fantasia" foram algumas das palavras utilizadas pelo juiz Ivo Rosa para descrever a acusação do Ministério Público, que decidiu recorrer para a Relação.

A detenção de Joe Berardo
Era o dia de S. Pedro, pela manhã. José Manuel Rodrigues Berardo, mais conhecido como Joe Berardo, era detido. A detenção culminou uma investigação de cinco anos, tendo por base indícios de que o grupo económico liderado pelo empresário madeirense tinha lesado três bancos em cerca de mil milhões de euros. Berardo, o principal de 11 arguidos, ficou indiciado de oito crimes de burla qualificada, branqueamento de capitais, fraude fiscal qualificada, dois crimes de abuso de confiança qualificada e um crime de descaminho. Para aguardar o desenrolar do processo em liberdade, Joe Berardo teve de pagar uma caução de cinco milhões de euros.

Constança Bradeel, a jovem que gerou onda de solidariedade
"Não quero morrer, quero é viver.": Foi este apelo da jovem de apenas de 24 anos, que emocionou o país, morreu em julho e sofria de fibrose quística, uma doença incurável e mortal.

O desaparecimento de Noah que teve um final feliz
O menino de dois anos, esteve desaparecido dois dias em Proença-a-Velha e foi encontrado numa zona de mato e está a ser "sujeito a avaliação médico". Segundo a GNR, "terá percorrido cerca de 10 quilómetros".

Acontecimentos internacionais

A tomada de posse de Bidem e o ataque ao Capitólio

Donald Trump perdeu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, mas nunca aceitou o resultado e alimentou teorias da conspiração sobre uma alegada fraude eleitoral massiva para favorecer o adversário democrata Joe Biden. A 6 de janeiro de 2021, os apoiantes de Trump passaram das ameaças aos atos e atacaram o Capitólio, em Washington, quando os congressistas votavam para certificar o triunfo de Biden. Horas antes, o Presidente cessante disse aos manifestantes que a vitória nas eleições lhes tinha sido roubada, lançando gasolina para a fogueira. Entre mortos e feridos, cerca de 700 pessoas foram acusadas de vários crimes. Trump tenta travar a investigação ao ataque, é banido do Twitter e falta à tomada de posse de Joe Biden, numa cidade de Washington com apertadas medidas de segurança e soldados na rua.

O fim da invasão do Afeganistão pelos EUA
Os Estados Unidos retiraram do Afeganistão ao fim de duas décadas, sem honra nem glória. A saída foi atribulada e apressada pelo avanço dos rebeldes talibãs e pela falta de resistência das tropas governamentais. O Presidente fugiu do país e os acontecimentos precipitaram-se. Os talibãs tomaram Cabul e o poder, com a retirada do contingente internacional ainda a decorrer. Viveram-se cenas caóticas no aeroporto, com milhares de pessoas a tentar sair do Afeganistão e escapar à nova liderança baseada numa versão radical da lei islâmica. Os direitos das mulheres foram os primeiros a ser rasgados. As raparigas estão impedidas de voltar à escola ou de praticarem desporto, a música deixou de passar na rádio. Enquanto o Afeganistão mergulha numa nova “idade das trevas”, Portugal acolheu 500 refugiados e admite receber mais.

O Vulcão nas Canárias
Cumbre Vieja - o nome da elevação vulcânica que colocou a ilha de La Palma, arquipélago espanhol das Canárias, no topo dos alinhamentos informativos, a partir de 19 de setembro. A última vez que acontecera foi em 1971. A erupção fez com que a área da ilha aumentasse em 43 hectares, devido à criação de deltas de lava e fajãs que atingiram as águas do Atlântico. A 12 de dezembro, esta erupção do vulcão Cumbre Vieja tornou-se na mais longa da ilha de La Palma: 85 dias de atividade. O recorde anterior era do vulcão Tehuya, que passou 84 dias em erupção no ano de 1585. A paisagem da ilha mudou e muitas vidas foram afetadas para sempre. O vulcão obrigou à retirada de centenas de pessoas e destruiu mais de 1.500 casas.

No Desporto

Sporting campeão
Perguntaram a Rúben Amorim: "E se corre mal?" O treinador do Sporting respondeu: "E se corre bem?" E correu. Ao fim de 19 anos de jejum, e de 32 jornadas a recusar assumir a candidatura, o Sporting, que já tinha dado aos adeptos um gostinho da glória com a conquista da Taça da Liga, sagrou-se campeão nacional. A festa no Marquês e arredores, que deu azo a um apontar de dedos multidirecional entre Sporting, Eduardo Cabrita, Câmara de Lisboa e PSP, foi farta, gerou preocupação com um possível aumento do número de novos casos de Covid-19 e fez correr tinta até ao final do ano. Com o dobrar da nova época, e com os adeptos de regresso, o Sporting enviou um sinal a quem pensasse que 2020/21 fora mera obra do acaso: arrancou logo com a vitória na Supertaça.

A detenção de Vieira e Rui Costa na presidência do Benfica
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi detido a 7 de julho, no âmbito da operação Cartão Vermelho, por suspeitas de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento, que podem ter movimentado mais de 100 milhões de euros. Chegou a estar em prisão domiciliária até pagar a caução. Há mais três arguidos: o empresário José António dos Santos, o filho do ex-presidente do Benfica, Tiago Vieira, e o agente de futebol Bruno Macedo. A “queda” de Vieira obrigou a que o número dois da direção, Rui Costa, assumisse interinamente a direção dos encarnados. A 9 de outubro, no maior ato eleitoral de sempre de um clube em Portugal, com mais de 40 mil votantes, o antigo jogador venceu as eleições com 84,4% dos votos e tornou-se o 34.º presidente das águias.

Mortes e sustos no campo
No dia 3 de janeiro, Alex Apolinário, futebolista do Alverca, sofreu uma paragem cardiorrespiratória e caiu inanimado durante um jogo. Três dias depois, o médio brasileiro, de 24 anos, faleceu por morte cerebral. A 9 de janeiro, o basquetebolista Paulo Diamantino, de 36 anos, antigo internacional português e jogador do FC Porto, morreu durante um jogo, depois de ter caído inanimado em campo. A 22 de fevereiro, Alfredo Quintana, de 32 anos, guarda-redes da seleção nacional de andebol e do FC Porto, sofreu uma paragem cardiorrespiratória num treino. Morreu quatro dias depois. Em junho, ao minuto 43 do segundo jogo do Euro 2020, entre Dinamarca e Finlândia, Christian Eriksen, caiu no relvado, vítima de uma paragem cardíaca. O médio dinamarquês do Inter de Milão foi reanimado ainda no relvado, rodeado pelos companheiros de seleção, que o protegeram dos olhares do público e das câmaras. O jogo foi reatado e a Finlândia venceu, perante uma seleção da Dinamarca ainda atordoada com o que se passara, mas que viria, depois, a chegar às meias-finais. Eriksen recuperou, mas ainda não se sabe se voltará a jogar futebol.

Portugal no Euro 2020
Cinco anos depois da noite histórica em Paris, Portugal falhou redondamente na tarefa de defender o título. Venceu apenas o primeiro jogo da fase de grupos, frente à Hungria, num jogo em que não se livrou de vários sustos. Foi goleado pela Alemanha e empatou com a França. O sonho terminou em Sevilha frente à Bélgica, com mais uma exibição desapontante da equipa de Fernando Santos, que volta a cair nos oitavos de final, tal como no Mundial 2018. Portugal tinha mais responsabilidade e melhor equipa do que em 2016, tentou repetir a fórmula, mas saiu de cena com o pior resultado de sempre da seleção num Campeonato da Europa. Foi o Europeu de Mancini e da Itália campeã, o Europeu em que o coração de Eriksen parou e voltou a bater e o Europeu da confusão na final, com feridos e entradas forçadas em Wembley.

A conquista de Portugal nos Jogos Olímpicos
Portugal conseguiu, nos Jogos Olímpicos de Tóquio – adiados um ano devido à Covid-19 -, os seus melhores resultados de sempre. Foram 15 os diplomas (incluindo quatro medalhas: ouro de Pedro Pichardo, prata de Patrícia Mamona e bronze de Jorge Fonseca e Fernando Pimenta) e 21 atletas na posição de meias-finais (entre o 9.º e o 16.º), o que dá um máximo de 57 pontos. Com estes resultados foi ultrapassado, por larga margem, o contrato protocolado pelo Comité Olímpico com o Governo. Para além dos bons resultados lusos, o evento ficou também muito marcado pela decisão de Simone Biles. A ginasta norte-americana, campeã olímpica em título, desistiu de várias das provas para “focar-se na sua saúde mental”.

Os acontecimentos e estreias na TV e no showbiz

A 04 de janeiro, a TVI estreava os dois novos talk-shows Dois ás 10 com Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos e Goucha de Manuel Luís Goucha, substituindo o Você na TV e A Tarde é Sua que era apresentada por Fátima Lopes que saiu da TVI e regressando à sua casa-mãe SIC.

No mesmo dia, a SIC estreava o primeiro episódio da novela de grande sucesso Amor Amor, protagonizada por Joana Santos e Ricardo Pereira, onde dão vida aos cantores de sucesso Linda e Romeu Santiago.

Em fevereiro, a SIC estreava a novela A Serra protagonizada por Júlia Palha (Fátima) e Sofia Alves (Carlota).

A SIC estreava a versão portuguesa do Hell's Kitchen com Ljubomir Stanisic.

Os bonecos do Contra Informação regressaram no início de março na SAPO e na TV do MEO com uma nova série intitulada Do Contra.

A TVI estreava a divertida novela de grande sucesso Festa é Festa com Ana Brito e Cunha (Florinda) Pedro Alves (Bino), Pedro Teixeira (Tomé) e Ana Guiomar (Aida).

Depois da edição do Big Brother - Duplo Impacto, a TVI apostou nos programas de Cristina Ferreira, o All Togheter Now e Cristina ComVida e o reality show O Amor Acontece que não convenceram o público.


Em setembro, a TVI estreava a nova edição do Big Brother 2021 e em novembro a novela Para Sempre.
A série Squid Game tornou-se mais um fenómeno da Netflix, depois de La Casa de Papel cuja a sua última temporada que terminou em dezembro.

A 22 de novembro, o canal TVI24 deu lugar à CNN Portugal.

A morte de Sara Carreira continua a dar que falar e o enfarte de Tony
A 5 de dezembro do ano passado, a filha de Tony Carreira morreu num trágico acidente de viação e desde então a família Carreira não podia deixar tudo em branco, em maio fundaram a Associação Sara Carreira. O pai da cantora deu uma entrevista a Manuel Luís Goucha e a 23 de junho sofreu um enfarte do miocárdio e a 23 de julho regressou aos palcos.
Um ano depois da tragédia, o Ministério Público acusa o namorado Ivo Lucas e a fadista Cristina Branco de homicídio por negligência no acidente que resultou na morte de Sara Carreira, causado por condução perigosa, naquela noite chuvosa.

A vitória dos The Black Mamba no Festival da Canção
A banda de Pedro Tatanka venceram o Festival da Canção 2021 com o tema Love is on My Side e representaram Portugal em Roterdão, na Eurovisão e foi o primeiro tema em inglês a ganhar alguma vez o certame.

A tragédia de Alec Baldwin durante as gravações do filme Rust
Foi no set das gravações em que o ator norte-americano de 63 anos, disparou uma arma de adereço que não devia estar carregada e matou acidentalmente a diretora de fotografia do filme Halyna Hutchins, tendo os disparos ferido também o realizador Joel Souza.

E ainda...
Os Daft Punk anunciaram o fim da sua carreira
A entrevista polémica do príncipe Harry e Meghan Markle
Nomland vence o Óscar de Melhor Filme
FADOalado vencem o Got Talent Portugal
O regresso dos ABBA
O filme Bem Bom sobre a girlsband Doce estreou nos cinemas.
Spencer Elden, o homem que na altura com apenas 4 meses foi protagonista da capa do álbum dos Nirvana que fez correr o mundo, processou a banda por exploração sexual e pornografia infantil.

Óbituário

Por cá, o ano 2021 começou com a mortes do fadista Carlos do Carmo, o escultor João Cutileiro, a atriz de O Tal Canal e Hermanias Natália de Sousa (73 anos), no dia 30 de janeiro morreram os dois atores portugueses António Cordeiro (61 anos) e o ex-marido da atirz Noémia Costa Licínio Franca (67 anos), em fevereiro, as vítima de Covid-19: a atrizes Cecília Guimarães (93 anos) e Adelaide João (99 anos), conhecida como "Lai Lai", Jorge Sousa Costa dos Novos Parodiantes, cuja o nome artístico de Tavares Belo e a consagrada cançonetista e sportinguista Maria José Valério.

Entre fevereiro e abri o guitarrista Joel Pina (101 anos), a consagrada atriz e fundadora da Casa do Artista Carmen Dolores (96 anos), os irmãos Carlos (80 anos) e Júlio Costa (85) dos Trio Odemira, a morte inesperada do antigo ministro de António Guterres e histórico do PS Jorge Coelho aos 66 anos, os cantores Artur Garcia (83 anos) e Mara Abrantes, a artista brasileira radicada em Portugal e intérprete do genérico da novela Moita Carrasco no Eu Show Nico de Nicolau Breyner.

Na ficção da SIC, ficarão marcada pelas perdas irreparáveis dos dois atores, que chocaram o país, depois de terem sentido mal, durante as gravações das suas novelas: Maria João Abreu (57 anos), a Sãozinha de A Serra, foi vítima de um aneurisma cerebral a 13 de maio e Rogério Samora (62 anos), o Cajó de Amor Amor, sofreu uma paragem cardiorrespiratória em julho e víria a falecer a 15 de dezembro depois de ter estado coma durante 148 dias. 

Entre maio e dezembro, o ator e encenador Cândido Ferreira (71 anos), o duplo homicída Manuel "Palito", o antigo guarda-redes Neno (59 anos) , o escritor António Torrado (81 anos), o ator e o eterno "Fininho" do concurso 1,2,3 Carlos Miguel (78 anos), o controverso militar e estratego do 25 de Abril e organizador do FP25 Otelo Saraiva de Carvalho (84 anos), a pianista Olga Prats (82), o produtor musical Duarte Mendonça, o general Carlos de Azevedo, o médico faialense Luís Decq Mota, a jornalista, escritora e tradutora Isabel da Nóbrega, o ator açoriano Igor Sampaio de 76 anos, o músico e produtor da banda Salada de Frutas e Quarteto 1111 Guilherme Inês, o padre Vitor Feytor Pinto, a cantora Milita (95 anos) das Irmãs Meireles e Nini (102 anos) das Irmãs Remartinez, o político e comentador Rui Oliveira e Costa, o advogado António Serra Lopes, o músico da banda Sheiks Edmundo Silva, o ator e dobrador António Marques, o atleta do Casa Pia Luís Tavares de 27 anos, vítima de um acidente de viação, o primeiro surfista Darfin, o político e antigo presidente da RTP Almerindo Marques, o jormaista Pedro Marques, o contrabaixista dos Dead Combo Pedro Gonçalves, o médico da medecina legal José Eduardo Pinto da Costa, o DJ Magazino de 44 anos com leucemia e a jornaista e escritora Leonor Xavier.

A 10 de setembro, o antigo Presidente da República entre 1996 e 2006 Jorge Sampaio morre aos 81 anos, vítima de complicações respiratórias e cardíacas, após dias internado no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras. Desde as lutas estudantis até aos alertas humanitários dos últimos anos, passando pela advocacia, Sampaio destacou-se na vida política durante 60 anos. Foi deputado, líder do PS e presidente da Câmara de Lisboa. Teve papel importante no avanço do referendo que levou à independência de Timor-Leste e largou a “bomba atómica”, que dissolveu o Parlamento e fez cair o Governo de Pedro Santana Lopes. Ninguém esquece duas das suas frases: “Há mais vida para além do Orçamento" e "25 de Abril, sempre".

Lá fora, o apresentador norte-americano Larry King, aos 87 anos, o marida da Rainha Isabel II, o Príncipe Filipe de Edimburgo, o humorista brasleiro Paulo Gustavo, a atriz brasileira Eva Wilma (87 anos), o cantor brasileiro MC Kevin, a atriz brasileira Mabel Calzolari, os atores brasileiros Paulo José (84) e o marido da atriz Glória Menezes Tarcísco Meira e o Vavá do Sai de Baixo Luis Gustavo, Princesa Maria de Liechtenstein, o baterista dos Rolling Stones Charlie Watts, o autor brasileiro de telenovelas Gilberto Braga, o ator James Mickael Tyler da série Friends e o criador da Nintendo Masayuki Uemura.

A cantora brasileira Marília Mendonça, conhecida como a "rainha do sofrimento" perdeu a vida a 4 de novembro, aos 26 anos, vítima de um trágico acidente de aviação em Minas Gerais.

Figura do Ano

Gouveia e Melo
A personalidade do ano é um homem que não acredita em “sebastianismos” ou salvadores da pátria, mas foi fundamental para o sucesso da vacinação contra a Covid-19. O vice-almirante assumiu os comandos da task force após a demissão de Francisco Ramos, devido a inoculações indevidas. A vacinação começou com polémicas e ziguezagues, mas Gouveia e Melo colocou o processo nos carris. Os números falam por si: quase 90% da população vacinada com duas doses, até agora, uma das maiores taxas a nível mundial. Rosto de um plano que deu certo, Gouveia e Melo reuniu consensos e foi reconhecido, enquanto Governo e DGS não escaparam a críticas na gestão da pandemia. Com a missão concluída, deixou a task force. A vacinação prossegue com a dose de reforço para os mais velhos e com a primeira dose para crianças dos 5 aos 11 anos.

Revelação do Ano

Daniela Melchior
A atriz portuguesa conqusitou Hollywood, no papel de protagonista no filme Esquadrão Suicida.

Fonte: Rádio Renascença (adaptado)

O Cantinho do André deseja um FELIZ ANO NOVO 2022!

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVISO: Todo e qualquer texto publicado na Internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julguem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.